Segunda-feira (07) Tribuna Popular traz demandas de pescadores
Na segunda-feira (7), ocupando o espaço do grande expediente da sessão ordinária, no Plenário Dirceu Cardoso, a Assembleia Legislativa (Ales) recebe quatro cidadãos para tratar de vários assuntos de interesse da sociedade. Entre eles, está o presidente da Associação de Pescadores e Armadores da Pesca do Distrito de Itaipava (Apedi), de Itapemirim (ES), Ulysses Vieira Raposo, que vai expor as razões da criação do movimento “Pescador não é Bandido”.
Raposo vai apresentar as reivindicações que tem feito junto às três esferas de governo e trazer o grito de socorro dos pescadores que, segundo ele, vêm sofrendo ameaças. O convite para a participação na Tribuna Popular foi feito pelo deputado Dr. Bruno Resende (União).
No ano passado, a Apedi esteve presente à Tribuna Popular denunciando as ações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) contra os pescadores no estado, consideradas truculentas pelos trabalhadores. A razão seria a falta do rastreador nos barcos, equipamento que está além das suas possibilidades econômicas, conforme foi informado.
Outros temas
Já a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes), representada por Fabiana Deluca, vai relatar como anda a organização da 7ª Marcha das Margaridas e sua importância para a luta das mulheres.
A Marcha das Margaridas é realizada a cada quatro anos. O tema desta edição é “Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver” e acontece neste mês de agosto, em Brasília. A indicação é da deputada Iriny Lopes (PT).
Outro tema abordado será a preservação e o valor cultural da Mata Atlântica do Morro da Guaibura, na região da Enseada Azul, em Guarapari. Quem vem falar sobre o assunto é Thaís de Almeida Santos, convidada pela deputada Camila Valadão (Psol). A comunidade já reivindicou que aquele espaço seja transformado em uma Área de Preservação Permanente (APP).
A convite do deputado Coronel Weliton (PTB), a diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Iúna (Apae), Maria dos Anjos de Souza, sobe à Tribuna Popular para falar sobre a realidade, iniciativas de inclusão social, educação, defesa de direitos, recursos e necessidades da instituição social.
Tribuna Popular
A Tribuna Popular acontece na sessão ordinária da primeira segunda-feira de cada mês. É o espaço em que representantes da sociedade civil podem falar na tribuna do plenário sobre assuntos de interesse da sociedade, atendendo a convite dos parlamentares.
Fonte: Ales
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.