Sesp informa sobre convocação de todo o efetivo da PM no feriado de 7 de setembro

Sesp informa sobre convocação de todo o efetivo da PM no feriado de 7 de setembro

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) do Estado informou que vai convocar todo o efetivo da PM para atividades operacionais durante o feriado prolongado de 7 de setembro. Segundo a secretaria, trata-se de uma medida comum em feriados, e a decisão foi tomada “pensando na sociedade, independentemente de ideologias”.

“Em eventos de feriados prolongados, principalmente os nacionais, a exemplo do feriado da Independência, ou até mesmo o Carnaval, todo o efetivo é utilizado para a realização de operações preventivas e blitze de trânsito. Como há previsão de manifestações e aumento significativo de circulação de pessoas, também para lazer, o efetivo será direcionado para fazer segurança das vias públicas e comércios”, informou.

Na próxima terça-feira (7) estão previstas manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Os atos, estimulados pelo próprio presidente, tem preocupado autoridades diante a possibilidade de mensagens antidemocráticas e de teor golpista.

Sobre isso, a secretaria informou que “acompanha e monitora situações que possam prejudicar o bom andamento da democracia. “Não há indícios desse natureza”, garantiu.

A secretaria ainda reforçou que os PMs, mesmo de folga, não podem participar de atos políticos.

“A legislação não permite ao militar da ativa ser filiado a partido político, bem como exercer atividade político-partidária. Também ao militar, como está previsto no Estatuto do Militares Estaduais e no Código de Ética e Disciplina dos Militares Estaduais, é vedada a manifestação coletiva e política e o desrespeito à autoridade militar e civil”.

VEJA RESPOSTA DA SESP NA ÍNTEGRA

“As inteligências de todo o sistema de Segurança Pública do Espírito Santo acompanham e monitoram situações que possam prejudicar o bom andamento da democracia. Não temos nenhum indício dessa natureza, até o momento. Caso ocorra, será analisado dentro do âmbito legislativo, tendo em vista que a legislação não permite ao militar da ativa ser filiado a partido político, bem como exercer atividade politico-partidária. Também ao militar, como está previsto no Estatuto do Militares Estaduais e no Código de Ética e Disciplina dos Militares Estaduais, é vedada a manifestação coletiva e política e o desrespeito à autoridade militar e civil”.

Alguns políticos do Espírito Santo, como a deputada federal Soraya Manato (PSL), os deputados estaduais Capitão Assumção (Patriota) e Torino Marques (PSL), e o senador Marcos do Val (Podemos) têm apoiado as manifestações através das redes sociais.

O governador Renato Casagrande (PSB) ainda não se posicionou sobre o assunto.

 

Reprodução PMV