Sessão solene da Ales comemora 80 anos de convenção evangélica

Sessão solene da Ales comemora 80 anos de convenção evangélica

Os 80 anos da Convenção Evangélica dos Ministros das Assembleias de Deus no Espírito Santo (Cemades) foram comemorados em sessão solene na Assembleia Legislativa (Ales), na noite desta quinta-feira (13). Trinta pessoas ligadas à igreja foram homenageadas com a Comenda José Wellington Bezerra da Costa (criada pela Resolução 8.773/2023), destinada aos líderes que se destacaram na prestação de relevantes serviços religiosos e sociais.

No evento, houve apresentações do hino da Assembleia de Deus e louvores com o Grupo Atalaias, de Viana, e o cantor carioca Marcelo Santos. Alexandre Xambinho (PSC) autor da comenda, reconheceu a importância do trabalho feito pelos líderes religiosos pela população capixaba. O deputado descreveu o histórico de vida do pastor José Wellington, ao lembrar que ele lidera mais de 22 milhões de fiéis no Brasil, além de 210 igrejas no estado, reunindo 300 mil integrantes.

O presidente da Casa, Marcelo Santos (Podemos), falou sobre o trabalho social da Assembleia de Deus no Espírito Santo, responsável por atuar em espaço onde o Estado ainda não alcançou.

“Em Cariacica, uma vez, fui convidado para assistir um culto, quando uma mulher entrou na igreja e pediu que o pastor salvasse seu filho do tráfico, e ela disse que os traficantes respeitavam o pastor. Ele foi ao local, viu o rapaz ensanguentado e com uma arma apontada para a cabeça, pediu por sua vida e ele foi salvo pela ação do pastor, e um tempo depois estavam frequentando a igreja a mulher, seu filho, o traficante que queria matá-lo e sua esposa”, disse Marcelo.

Além de Marcelo Santos e Xambinho, a mesa de autoridades foi composta pelos vereadores Cleidimar Alemão (Pros), de Cariacica, e André Brandino (PSC), de Vitória; o presidente da Cemades, pastor Álvaro Oliveira Lima; o diretor da Cemades, pastor Édson Eugênio do Nascimento; e o primeiro-vice-presidente da Cemades, pastor Adeilton Neres de Souza.

Cemades

Conforme informações do site, a Cemades foi organizada e fundada como Ministério das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Estado em outubro de 1943, em Vitória, que depois passou a ser denominada de Convenção Evangélica. É uma associação de caráter religioso, social, educacional, cultural e assistencial de cunho filantrópico e sem fins lucrativos.

Homenageados

  1. Adeilto Neres de Souza
  2. Álvaro Oliveira Lima
  3. Antônio Osvaldo Ferreira da Silva
  4. Bernardino Lúcio da Costa
  5. Daniel dos Santos
  6. Dulcino Valdo
  7. Edmundo Alves de Oliveira
  8. Eronildo Torres da Silva
  9. Genecy de Souza
  10. Geraldo José Ferreira
  11. Gilano de Jesus Ribeiro
  12. Jairo Pereira de Carvalho
  13. João Batista Nogueira
  14. João Pinto da Penha
  15. José Ezequiel Alexandre
  16. José Valmir do Rosário
  17. José Wellington Bezerra da Costa
  18. Kemuel Sotero Pinheiro
  19. Leivi Alves Clemente
  20. Lindalva Lopes Lima
  21. Marcelo Mengali de Paulo
  22. Marcos Aurélio Carias Assis
  23. Moizes dos Santos Andrade
  24. Nildo Silva Galvão
  25. Orlando Luiz de Carvalho
  26. Roberto dos Reis Costa Santos
  27. Ronaldo Teófilo Falcão
  28. Ronei Gomes e Lima
  29. Sérgio Costa
  30. Walter Avelino

Fonte: Ales