Sessão solene que homenageou 54 cidadões foi presidida por Marcelo Santos na Ales
A Assembleia Legislativa (Ales) promoveu, na noite de quarta-feira (12), sessão solene para entregas da Comenda da Ordem do Mérito Domingos Martins – a mais alta honraria da Casa – e de Títulos de Cidadania Espírito-Santense para pessoas que se contribuem para o desenvolvimento do Estado. O evento contou com a presença de 17 deputados estaduais. Foram entregues 36 Títulos de cidadania e 18 pessoas receberam a Comenda da Ordem do Mérito Domingos Martins. Entre os contemplados estão políticos, médicos, empresários, acadêmicos, servidores públicos, militares, juristas e artistas.
A Comenda Domingos Martins é uma honraria concedida às personalidades e instituições nacionais ou estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços à sociedade espírito-santense. Já o Título de Cidadão Espírito-Santense é destinado às personalidades nascidas fora do Estado.
O procurador regional Eleitoral, Júlio César de Castilhos Oliveira Costa, recebeu a Comenda Domingos Martins e também o Título de Cidadão Espírito-Santense, indicados, respectivamente, pelos deputados Lucas Polese (PL) e Mazinho dos Anjos (PSDB). Também foi homenageada com as duas honrarias a procuradora-geral de Justiça, Luciana Gomes Ferreira de Andrade, por indicações do deputado Marcelo Santos.
A sessão solene foi presidida pelo presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (Podemos). “É uma alegria o retorno da sessão solene das homenagens, suspensa pela pandemia. Os deputados lembraram de vocês no meio de dezenas de pessoas para receber as homenagens, por serem exemplos de dedicação e sucesso em suas áreas”, destacou o parlamentar.
Após três anos e meio sem o evento, devido à pandemia da Covid-19 – a última solenidade ocorreu em dezembro de 2019 -, a Casa decidiu retomar a solenidade que visa homenagear personalidades que, de alguma forma, pessoal ou profissional, marcaram história no Estado.
A entrega das honrarias, primeiro a Ordem do Mérito Domingos Martins e depois os títulos de Cidadania Espírito-Santense, obedeceram à ordem de chamada dos deputados no painel eletrônico, sendo chamado um de cada vez para as entregas aos seus homenageados. Falaram em nome dos homenageados o empresário Rafael Guerino Furlanetti (Título de Cidadania) e o chefe do Ministério Público Eleitoral, Júlio César de Castilho (Comenda Domingos Martins no grau de comendador).
Mesa
Compuseram a mesa de honra a procuradora-geral de Justiça, Luciana Gomes Ferreira de Andrade; o capitão de Fragata da Capitania dos Portos, Fernando César da Silva; o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Davi Diniz; o subcomandante do Corpo de Bombeiros, Alexandre dos Santos Cerqueira; deputado federal Evair de Melo (PP); o ex-deputado federal João Carlos Soares Gurgel (PL-RJ) e o prefeito de Ibatiba e presidente da Amunes, Luciano Pingo.
Os deputados presentes foram Marcelo Santos (Podemos), Hudson Leal (Republicanos), João Coser (PT), Janete de Sá (PSB), Adilson Espindula (PDT), Alcântaro Filho (Republicanos), Alexandre Xambinho (PSC), Allan Ferreira (Podemos), Coronel Weliton (PTB), Dary Pagung (PSB), Engenheiro José Esmeraldo (PDT), Gandini (Cidadania), Lucas Polese (PL), Mazinho dos Anjos (PSDB), Raquel Lessa (Progressistas), Tyago Hoffmann (PSB) e Zé Preto (PL).
Homenageados
Títulos de Cidadania
Luciana Gomes Ferreira de Andrade (indicações da Mesa Diretora)
Jefferson Valente Muniz (indicações do deputado Adilson Espindula)
João Francisco Filho (indicação do deputado Alexandre Xambinho)
Regina Céli de Carvalho Monteiro, Fábio Vieira de Souza e Lúcio Carlos Souza Amparo (indicação do deputado Allan Ferreira)
Alcedemir Luiz Salvador, Luciano Silveira e Huberlan de Souza Verdan (indicações do deputado Coronel Weliton)
Miguel Paulo Duarte Neto, Hilton Rubens Filho, Joanes de Castro Pereira Boim, Ricardo José Ferreira (indicações do deputado Dary Pagung)
Gilson Arão Júlio Neto (indicação do deputado Engenheiro José Esmeraldo)
Marcos Vinícius Petrucci da Silva e Lidson Fausto da Silva (indicações do deputado Gandini)
Francisco Martínez Berdeal (indicação do deputado Hudson Leal)
Vitor Ferri, Bruno Faustino e Álvaro Arthur Albergaria de Aguiar (indicações da deputada Janete de Sá)
Jackson Andrade da Silva (indicação do deputado João Coser)
Wilma Paulino Lourenço Ferreira, Fernando Vieira de Souza, Alvanir Magda de Moura Bezerra e Osvaldo Maturano (indicações do deputado Marcelo Santos)
Leonardo Augusto de Andrade Cezar dos Santos, Júlio César de Castilhos Oliveira Costa, Vinícius Araújo de Souza Dutra (indicações do deputado Mazinho dos Anjos)
Eder César Alves Toledo, Alexandre Cadorini e Márcio Rufino Barbosa (indicações da deputada Raquel Lessa)
Luiz Fernando Pesce Paz (indicação do deputado Tyago Hoffmann)
Raphael Henrique Pinheiro Abdalla, Marlene Celda Amado Demicheli, Vinícius Brina Gramiscelli, Ronaldo Antônio de Medeiros (indicações do deputado Zé Preto)
Ordem do Mérito Domingos Martins
Luciana Gomes Ferreira de Andrade (indicação da Mesa Diretora)
Alcântaro Paulino Campos (Grau Comendador) – indicação do deputado Alcântaro Filho
Marta Rejane Profeta Moreira (Grau Cavaleiro) – indicação do deputado Allan Ferreira
Marialva Lyra da Silva (Grau Comendador) e Maria Clara Mendonça (Grau Comendador) – indicações do deputado Dary Pagung
Davi Diniz de Carvalho (Grau Comendador) e Jonas Ferreira Porphírio (Grau Cavaleiro) – indicações do deputado Engenheiro José Esmeraldo
Victor Marques (Grau Comendador) – indicação do deputado Gandini
Evair de Melo (Grau Oficial), Eduardo Xible Salles Ramos (Grau Comendador) – indicações do deputado Hudson Leal
Alessandro Adrelle Eller Dias (Grau Cavaleiro) e Edwiges Dias (Grau Oficial) – indicação da deputada Janete de Sá
Ana Maria Petronetto (Grau Comendador) – indicação do deputado João Coser
Júlio César de Castilhos Oliveira Costa (Grau Oficial) – indicação do deputado Lucas Polese
Bruno Fritz Freitas (Grau Oficial) – indicação do deputado Marcelo Santos
Rafael Guerino Furlanetti (Grau Comendador) – indicação da deputada Raquel Lessa
Antônio Augusto Barbosa de Menezes (Grau Comendador) e Claudionor Vieira Matos Filho (Grau Oficial) – indicações do deputado Zé Preto.
Fonte: Ales
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.