Solene homenageia Escola de Marinheiros do Espírito Santo
Vinte e nove militares foram homenageados pelos relevantes serviços prestados ao país e ao Estado
Os 64 anos da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (Eames), localizada em Vila Velha, foi tema de uma sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira (28) na Assembleia Legislativa (Ales). Foram homenageados com certificados 29 marinheiros que fazem ou fizeram parte da história da escola.
Proponente da solenidade, o deputado Coronel Weliton (PRD) abriu os trabalhos exaltando a diferença que os integrantes da Eames fazem no dia a dia da sociedade capixaba. “Precisamos que a sociedade tome posse de uma instituição que está há 64 anos em território capixaba. Muitas vezes por tradição e cultura nós, militares, muitas vezes prestamos o serviço, mas não falamos o que estamos fazendo”, pontuou.
Confira fotos da sessão solene
Ele contou que conheceu as atividades da Eames em uma visita à escola e prometeu realizar a solenidade todos os anos enquanto estiver na Casa, com as devidas indicações do comandante da escola. “Queremos ressaltar os valores da disciplina, hierarquia e a dedicação ao serviço do país de cada um de vocês”, afirmou.
Um dos integrantes da mesa de honra, o Contra-Almirante José Moraes Sinval Reis, disse que conheceu há 40 anos a Eames e que a escola continua linda. “Isso é em função de todos os tijolinhos que vocês colocaram, a escola continua eficiente. Precisamos incentivar a meninada a vir para a escola. Parabenizo a todos os que servem na escola”, comentou.
O comandante da Eames, Capitão de Fragata Ricardo Russio Carvalhaes, falou que a Eames transforma jovens sonhadores em verdadeiros homens do mar. Ele fez um breve histórico da escola, contando que as atuais instalações foram inauguradas em 1960, mas que as raízes históricas no Estado remontam a segunda metade do século XIX, em 1862.
“No presente momento, a Eames tem excelente estrutura, consegue desempenhar todas as atividades da sua missão principal ou subsidiárias. Atribuo isso a minha valorosa tripulação, homens e mulheres que buscam incessantemente a excelência”, salientou.
Ele ainda enfatizou a interação dos militares com o Estado, representada em iniciativas como o programa Forças no Esporte, voltado para estudantes de escolas públicas capixabas. “São 400 alunos que fazem judô, natação, futebol e modalidades mais elitizadas, como a vela. Desde outubro ainda temos aulas de programação, automação e robótica, uma parceria com o Ifes”, mencionou.
Por fim, Carvalhaes destacou que a escola abriga atualmente 155 alunos de todo o país, sendo apenas quatro do Espírito Santo. Ele convidou os capixabas a conhecerem melhor a Eames. “A Marinha do Brasil é uma porta formidável de transformação do ser humano, seja no aspecto social ou no desenvolvimento intelectual. São inúmeros os casos de militares que tiveram sua vocação valorizada ou aprimorada e puderam dar um salto social para si ou seus familiares”, assegurou.
Em nome dos homenageados, discursou da tribuna a Capitã de Corveta Bruna Gusmão de Matos Costa. Ela asseverou que os 64 anos da Eames é uma data significativa para os militares, que convida a refletir sobre a trajetória de todos e pontuou o pioneirismo da Marinha ao aceitar mulheres em suas tropas. “Exalto a representatividade feminina na Marinha do Brasil, a força foi pioneira na entrada das mulheres. A Eames em 2026 será palco de formação de aprendizes-marinheiras, um marco que nos enche de orgulho”, comemorou.
Ao final dos trabalhos, Coronel Weliton agradeceu aos presentes e reforçou que a sociedade capixaba agradecia a interação com a comunidade. “A Assembleia se sente honrada com esse momento. Fizemos um projeto para transformar a Eames em patrimônio histórico e cultural do Estado. Agradeço por vocês acreditarem no Espírito Santo”, concluiu.
Fizeram parte da mesa de honra, além dos citados (com exceção da Capitã Bruna), os ex-comandantes da Eames, Contra-Almirante Carlos Alberto Pimentel Mello e Capitão de Mar e Guerra Sílvio; o representante da Capitania dos Portos, Capitão de Fragata Felipe Sobral Fernandes; o comandante do Corpo de Alunos da Eames, Capitão de Corveta Leandro Braga dos Santos Reis; o chefe do Departamento de Ensino da Eames, Capitão de Corveta Aury Iaruchewski; a coordenadora Pedagógica do Programa Forças no Esporte (Profesp) Ester Barbarioli Gonçalves; o presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) em Vitória, Eugênio Nunes Mamede; o vereador eleito por Vila Velha Joel Rangel (Pode); e o gerente do Clube de Tiro de Vila Velha Diego Teixeira.
Confira a lista dos homenageados:
1. Bruna Gusmão de Matos Costa
2. Aury Iaruchewski
3. Juan Pereira Pagan Filho
4. Rian Dias da Costa
5. Beatriz Correia Lopes
6. Gabriela Precioso Garcia
7. Adriana Graciela Viana de Souza
8. Daiana Soares Ferraz
9. Artur Mauricio Martins de Carvalho
10. Deivis Correia do Espírito Santo
11. Walker Alberto Botelho
12. Djair Barbosa da Silva
13. Demetrius Ferreira de Araújo
14. Roberto da Silva Neves
15. Adenilson Benedito
16. Rondineli Peixoto Loureiro
17. Leandro Alves
18. Gilberto Simonelli Andrade
19. Rogerio Monteiro Margon
20. Alberto Santos Ardnt
21. Marcelo Marcellus de Souza Felipe
22. Elielton Radis de Oliveira
23. João Américo Procópio da Silva
24. Thaynan Venzi Sales
25. David Lisboa Pinto Neto
26. Jorge Crispim Pimenta
27. Rodrigo Henrique de Brito
28. Bruno Zanon da Silva
29. Thaíná dos Santos Pereira
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui