Temas de musicoterapia e hemofilia foram discutidos na Tribuna Livre da Câmara de Vitória

Temas de musicoterapia e hemofilia foram discutidos na Tribuna Livre da Câmara de Vitória

Cada um de nós traz conosco, algo que nos marcou como música, como memória afetiva. Isso é nossa identidade musical. É a partir dela que nós atuamos”. Assim explicou o professor e músico Paulo Soares Santos Paraguassu, na Tribuna Livre da Sessão ordinária dessa terça-feira (16/04), na Câmara Municipal de Vitória.

A Tribuna Livre é um espaço durante a Sessão, em que representantes da sociedade podem apresentar suas sugestões para os Parlamentares.

Paulo Paraguassu apresentou um pouco do que é e como se aplica a musicoterapia no Espírito Santo. Segundo ele, em nosso Estado há mais de 70 musicoterapeutas formados e mais 50 formandos, além de quatro profissionais trabalhando na área pública.

“Quando a gente canta, toca ou ouve uma música, usamos a música para vencer obstáculos. A música estimula todo o nosso cérebro como a memória de trabalho, a flexibilidade cognitiva e o controle inibitório”, afirmou o especialista.

“No curso de musicoterapia, usamos esses elementos para alívio da dor, reabilitação física e mental, estimulação das funções executivas e qualidade de vida para o paciente”, detalhou.

Hemofilia – A presidente da Associação de Hemofilia do Espírito Santo, Roziani Pereira, falou sobre a doença que atinge 1027 capixabas. A hemofilia afeta principalmente homens e faz com que o sangue tenha uma quantidade menor de um dos fatores responsáveis (fator 8 ou 9) pela coagulação, o que faz com que os sangramentos demorem mais tempo para se resolverem.

“Alguns cuidados devem ser tomados pelos hemofílicos como; aprender a preparar e aplicar o fator em si mesmo e nunca ignorar nenhum tipo de sangramento”, alertou. “Em caso de ferimento, fazer repouso, usar compressas de gelo e usar muletas são medidas importantes para acelerar a recuperação”.

Roziani Pereira destacou como Vitória é importante para tratar os pacientes. “Temos centralizado aqui em Vitória o tratamento completo”, afirmou. “O governo federal compra a medicação e manda para os Estados que mandam para os municípios. Então precisamos de fisioterapeutas, ortopedia hemato, assistência social, psicologo, farmacêuticos… e quando não temos diálogo entre o município e o Estado temos um grande problema”, confessou.

“Existe possibilidade de dar qualidade de vida e trazer qualidade de vida a esses pacientes”, assegurou Roziani. Para isso, ela sugeriu que o paciente nessa condição, já na recepção, seja atendido com a devida atenção; que os municípios tenham profissionais capacitados para atender as coagulopatias raras, e que seja promovida uma conscientização tanto para profissionais quanto para a população sobre o tema.

Homenagem – Ao longo da Sessão, o vereador Vinicius Simões homenageou os delegados Alan Moreno de Andrade, Fabiano Alves Azedevo, Daniel Ferreira de Melo Belchior. 

 

“Em nome desses deles, homenageamos todos os delegados e delegadas. Sabemos da importância dessas pessoas públicas, da polícia civil, que investigam, que comandam operações, e que realizam prisões, como a de Marujo”, destacou o vereador.

Manoel Ferreira dos Santos, servidor da UFES e cirurgião dentista, foi homenageado pelo vereador Anderson Goggi. “Quando meu pai foi internado me falou do dr. Leo, que faz um trabalho na comunidade. Agora, que faz um ano que meu pai faleceu, tenho satisfação em homenagear o dr. Leo, em nome do meu pai, pelo trabalho social que ele tem feito”, ressaltou Goggi.

Estiveram presentes os vereadores: Leandro Piquet (PROG), Aloísio Varejão (PSB), Anderson Goggi (PROG), André Brandino (PODE), André Moreira (PSOL), Chico Hosken (PODE), Davi Esmael (Republicanos), Dalto Neves (SDD), Duda Brasil (PRD); Karla Coser (PT); Leonardo Monjardim (Novo); Luiz Emanuel (Republicanos); Luiz Paulo Amorim (PV); Maurício Leite (PRD), Vinicius Simões (PSB). A Capitã Estefane foi convidada a compor a mesa.

Confira o que foi apreciado:

1. Projeto de Decreto Legislativo n° 6/2023, processo n° 4476/2023

Autoria Vereador Davi Esmael

Ementa: “Cria a Comenda Pastor Joel Machado e dá outras providências.”

APROVADO

Fonte: Câmara de Vitória