Trabalhadores são homenageados na Ales

Trabalhadores são homenageados na Ales

Para lembrar o Dia do Trabalho (1° de maio), o deputado João Coser (PT) entregou, durante sessão solene nesta terça-feira (2), a Comenda Eustachio Ramacciotti. Ao todo, 30 trabalhadores de diversas áreas, muitos com atuação no segmento sindical, receberam o diploma (confira a lista abaixo). Participantes criticaram a perda de direitos nos últimos anos.

Proponente da sessão, Coser destacou que o objetivo da solenidade era homenagear cidadãos envolvidos na “luta incansável em defesa dos interesses dos trabalhadores”. “Para o trabalhador, tem um ditado popular que diz que nada cai do céu, tudo foi fruto de muito trabalho, muitas conquistas, e com muita luta”, frisou.

Ex-presidente da CUT-ES, o parlamentar ressaltou a importância da organização sindical e do trabalho coletivo. “Nenhuma conquista é individual, é sempre coletiva. E as centrais sindicais têm papel fundamental”, destacou. Para ele, os sindicatos são importantes para formação de lideranças e da consciência de classe.

Segundo Coser, nos últimos anos houve retrocessos para os trabalhadores com a “retirada de direitos” nas reformas trabalhista e previdenciária. No entanto, constatou que neste “novo momento”, é “hora de reconstruir” e lutar por conquistas como ganhos reais de salários, mais emprego e renda, valorização do servidor público e regularização dos trabalhos via aplicativos, entre outros pontos.

Sobre o patrono da comenda, Coser disse que, como advogado trabalhista, Eustachio Ramacciotti era um defensor dos trabalhadores. “Ele nos deixou de forma precoce, mas sua voz e seu legado permanecem vivos”. Ramacciotti faleceu em janeiro de 2011, aos 47 anos.

Conforme a secretária de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grilo, apesar de ter os direitos “ameaçados” ao longo do tempo, a classe trabalhadora é a base da economia do país. A titular da pasta pregou a evolução dos desafios na área, como a busca da igualdade dos direitos trabalhistas para mulheres.

A presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-ES), Clemildes Pereira, criticou a aprovação da reforma trabalhista. “(A reforma) nada mais foi do que tentar acabar com as entidades sindicais”, criticou. “A gente tem que continuar ocupando as ruas, cumprindo nosso papel”, disse, em referência aos trabalhadores.

O presidente da Força Sindical no Espírito Santo, Alexandro Martins Costa; a representante da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, Rita Lima; e o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Juscelino Brzesky, também pediram o fim da reforma trabalhista. Lima cobrou ainda a atualização da legislação sindical para fortalecimento das entidades.

Presidente do Sindipúblicos-ES, Iran Milanez Caetano defendeu que o serviço público vem sofrendo com processo de desvalorização há anos, ao citar as reformas trabalhista e previdenciária, além da tentativa de apresentação de uma reforma administrativa.

Sobre o sistema de uberização, o superintendente regional do Trabalho, Alcimar das Candeias da Silva, falou em fraude e aviltamento das relações de trabalho. “Recebemos em nossas casas (…) jovens sobre uma bicicleta sem direito social e previdenciário nenhum, encarando sol a sol, chuva, os perigos da noite, nesse regime de trabalho”, argumentou. A uberização é um novo modelo de trabalho em que o profissional presta serviços conforme a demanda e não possui vínculo empregatício.

Falaram em nome dos homenageados a trabalhadora de limpeza urbana Evani dos Santos Reis, que atua na área há 43 anos e é presidente do Sindilimp; e o presidente Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetaes), Julio Cesar Mendel. A deputada Janete de Sá (PSB) fechou os pronunciamentos.

Também participaram do evento o representante da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Rodrigo Campos; a vereadora de Vitória Karla Coser; o presidente da Nova Central Sindical do Trabalhador, Lauro Rabelo; e o secretário de Estado de Esporte, José Carlos Nunes.

Comenda

A comenda foi criada pela Resolução 3.467/2011, iniciativa do ex-deputado Gilsinho Lopes, para homenagear pessoas de destaque na defesa dos direitos dos trabalhadores. Nascido em Salvador (BA), Ramacciotti mudou para o Espírito Santo, onde era advogado e representava o Sindibancários-ES e foi também diretor do Sindiadvogados.

Dia do Trabalho

Também conhecida como Dia do Trabalhador, a data tem origem no ano de 1886, na cidade de Chicago, nos EUA. Na época, o movimento de operários que atuava em indústrias cobrava diminuição da carga horária. O impasse redundou em greves entre 1º e 4 de maio.

No Brasil e em diversos países ela é lembrada em 1º de maio, data oficializada aqui pelo presidente Arthur Bernardes em 1924. Em outros locais, como EUA e Canadá, o Dia do Trabalho (Labor Day) é comemorado em outra ocasião: a primeira segunda-feira de setembro.

Lista de homenageados

Amarildo Siqueira Monteiro de Oliveira
Carlos Pereira de Araújo (Carlão)
Edson Wilson Bernardes França
Eduardo Manoel dos Santos
Eliza Thomaz de Oliveira
Erivelton Moreira
Evani dos Santos Reis
Fischer Marcelo Moreira dos Santos
Geiza Pinheiro Quaresma
Genivaldo Moreira Lopes
Iran Milanez Caetano
Ivete Pereira de Souza
José Christovam de Mendonça Filho
Juliano Pavesi Peixoto
Julio Cezar Mendel
Linda Maria Morais
Luna Oliveira Lucchesi Ramacciotti
Marilucia dos Santos Mattos
Maurício Amorin (in memoriam)
Max Célio Carvalho
Paulo Cesar Borba Peres (Carioca)
Robson Henrique (in memoriam)
Rodrigo Oliveira Rocha
Teany Moreira
Valdecy Dulcilina Laurinha
Valdir Castiglione Filho
Waleska Timoteo Araujo de Souza
Wallace Ouverney da Silva
Wanusa Santos Corrêa
Weslei Celante Eloi