Tribunal de Contas realiza Congresso com novos gestores municipais de 2025 em parceria com Amunes

Tribunal de Contas realiza Congresso com novos gestores municipais de 2025 em parceria com Amunes

Os prefeitos foram recepcionados também pelo presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo

Para discutir temas estratégicos para o futuro dos 78 municípios capixabas, que iniciam uma nova gestão em 2025, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) participa, nesta quarta e quinta-feira (4 e 5), do Congresso Novos Gestores 2025-2028, idealizado pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Sebrae-ES e Governo do Espírito Santo.

 

A programação, no Centro de Convenções de Vitória, conta com palestras de integrantes do TCE-ES, para que os novos gestores possam aprofundar e debater temas que vão nortear a agenda das administrações locais nos próximos anos.

 

Na abertura do Congresso, nesta quarta-feira (4), o presidente do TCE-ES, Domingos Taufner, destacou que tradicionalmente o tribunal realiza orientações aos prefeitos no início do mandato, visto que um de seus principais papeis é capacitar a administração pública, oferecendo ferramentas para uma gestão pública transparente e eficiente.

 

“Esse ano, nos integramos à Amunes para estarmos concentrados nesta mesma missão de capacitar os gestores. Essa harmonia e integração entre os Poderes é um dos grandes ativos do nosso Estado. Outro é a situação fiscal do Estado, uma das mais equilibradas do país, assim como são os nossos municípios. Nossa cultura e nossa gente ajudam a construir cidades e um estado melhor”, afirmou.

 

Ele anunciou que nesta quinta-feira haverá um espaço relevante dedicado ao Tribunal de Contas.

 

“Aqui temos prefeitos atuando pela primeira vez, que terão muito a conhecer sobre gestão pública; como também temos prefeitos reeleitos, e outros que já foram prefeitos em outros anos e estão retornado. A formação que ofereceremos leva em conta essas especificidades. São muitas providências a serem tomadas nas áreas de gestão fiscal, planejamento, previdência, contratações, políticas públicas, e estaremos aqui para colaborar. Vamos mostrar como funciona o tribunal, que estará com vocês para orientar e fiscalizar a qualidade do gasto”, destacou.

 

Recepcionando os prefeitos, o presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, mencionou que o papel da entidade é cada vez mais importante para atender as demandas da população.

 

“Os órgãos de controle têm se tornado cada vez mais parceiros das nossas prefeituras, e isso é muito bom para a gente que é gestor. É muito bom a gente poder dialogar com os órgãos de controle, que buscam orientar as nossas gestões, as nossas equipes, para que nós possamos evitar qualquer percalço. A gente sabe que em uma equipe de governo não se trabalha com o desejo do erro, a gente trabalha com a força do acerto, mas muitas das vezes a legislação nos coloca o medo, e vem o apagão de canetas com medo de tomar a decisão. E o Tribunal tem ficado cada vez mais próximo das nossas prefeituras, assim como o Ministério Público, que ao invés de nos trazer medo, vem nos trazer esperança, e acima de tudo, muita tranquilidade para gerir os nossos municípios”, frisou Pingo.

 

Representando o governo do Estado, o vice-governador Ricardo Ferraço parabenizou os gestores participantes, que estão dando o primeiro passo na vida pública, com a responsabilidade de liderar os municípios.

 

“Vocês enfrentaram a dureza de uma campanha política, e quando a gente chega lá, a nossa responsabilidade amplia, porque nós trabalhamos para surpreender o cidadão, para gerar resultados positivos na vida das pessoas. Esse é um esforço do governo e dos nossos municípios, das nossas entidades, que estão aliançadas, e que que vão passar a conviver no dia a dia com os gestores municipais”, disse.

 

“Somos o estado brasileiro com maior capacidade de investimento, com melhor índice de poupança corrente e o único com dívida líquida negativa. Isso é produto de muito trabalho, suor, disciplina. E é para isso que o governo do estado se coloca à disposição dos prefeitos. Não importa o tamanho do desafio, vocês não estarão sozinhos”, anunciou.

 

Ainda nesta quarta, os gestores acompanharam apresentações da Secretária de governo, Emanuela Pedroso, da Cesan, da Caixa Econômica Federal, além de participar de espaços de articulação com outros parceiros institucionais.