Uso medicinal da cannabis é tema de Audiência Pública em Vitória
Como e em quais casos utilizar a cannabis em tratamentos medicinais? Essa é uma das questões que será debatida nesta segunda-feira (27/05) na Audiência Pública “Cannabis Medicinal – Acesso e Qualidade de Vida”, que será realizada pela Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Vitória, às 19 horas, no Plenário Maria Ortiz.
A Audiência será um espaço para ouvir depoimentos de profissionais e pacientes que utilizam a cannabis medicinal, bem como para debater sobre as dificuldades de acesso, valor e benefícios desse tratamento. É uma oportunidade para esclarecer dúvidas e conhecer mais sobre a importância e o impacto da cannabis na saúde pública.
Participam do evento:
– a Presidenta do GT de Cannabis Medicinal do CRMV/ES, Emanuelle de Oliveira e Silva: além de Médica veterinária e Historiadora, Emanuelle é Co-fundadora e Diretora da Associação de Cannabis Medicinal Capixaba (ACAMC), Membra da Comissão Técnica para Regulamentação da Cannabis no ES pelo Conselho Estadual de Saúde;
– Litza Aoni Caetano, paciente e advogada especialista em direito da saúde e pioneira em Cannabis medicinal no ES;
– Rafael de Lima Aguilar Fernandes, médico psiquiatra, professor de Medicina e prescritor;
– Virginia Santi, médica anestesiologista e especialista em medicina endocanabinóide;
– Eliane Gomes Oliveira, administradora, paciente de lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjogren , fibromialgia, Transtorno de ansiedade e depressão.
A cannabis tem se mostrado eficaz no tratamento de várias doenças e condições, incluindo:
• Epilepsia: Redução da frequência e intensidade das crises.
• Dor Crônica: Alívio da dor em pacientes com condições como fibromialgia e artrite.
• Esclerose Múltipla: Diminuição da espasticidade muscular e melhoria da mobilidade.
• Câncer: Alívio dos sintomas associados ao tratamento, como náuseas e dores.
• Doenças Neurodegenerativas: Melhoria na qualidade de vida de pacientes com Parkinson e Alzheimer.
• Transtornos de Ansiedade e Depressão: Redução dos sintomas e melhoria do bem-estar.
Efeitos e Recomendações
A cannabis medicinal é recomendada devido aos seus diversos efeitos terapêuticos como Analgésico (Alívio da dor crônica e aguda), Anticonvulsivo (Controle de convulsões em epilepsias refratárias), Anti-inflamatório (Redução da inflamação em diversas condições), Antidepressivo (Melhoria do humor e redução da ansiedade). Em nome da Comissão, convidamos a todos para participarem desse debate conosco.
Fonte: Câmara de Vitória
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular.