Vereador realiza audiência pública para definir futuro de campo de futebol no bairro Santa Lúcia

Vereador realiza audiência pública para definir futuro de campo de futebol no bairro Santa Lúcia
Campo do Santa Cruz. Foto: Reprodução.

Atendendo aos pedidos dos moradores do bairro Santa Lúcia, o vereador Leonardo Monjardim vai promover na próxima quarta-feira, dia 15, às 19h, uma audiência pública que vai debater o destino do campo do Santa Cruz Futebol Clube, um dos mais antigos times do Espírito Santo, fundado em 1928.

Desde 2014, o clube perdeu o espaço por dívidas por não pagar durante muitos anos a Taxa de Marinha do terreno. De lá para cá, o estado do campo, que passou a pertencer à Superintendência do Patrimônio da União (SPU), é de abandono, o que gera vários transtornos para os moradores do entorno.

“Os moradores temem perder o espaço que, antes do abandono, era um dos poucos pontos de socialização e atividades esportivas, culturais e sociais do bairro. Além disso, o campo está sendo invadido por população em situação de rua, que utilizam o espaço para fazer suas necessidades, usar drogas, e ainda, esconderijo de objetos roubados no entorno. Isso está provocando uma sensação de insegurança para os moradores”, afirma Monjardim.

Como ex-presidente da Associação Moradores e Empresários do bairro e atual vereador de Vitória, Monjardim lembra que sempre brigou pelo espaço do campo.

“Esse é o momento de ouvir os moradores com a presença de personalidades políticas importantes nesse processo. Convidados o Superintendente da União, Luciano Fávaro, para participar e estamos contando com a presença dele. Queremos sensibilizá-lo com essa demanda. ”, diz o vereador.

Retomar a posse do campo para os moradores não será uma tarefa nada fácil, pois segundo Monjardim, isso implicaria em enfrentar o projeto de privatizações do governo federal, que já listou uma série de empreendimentos no Espírito Santo a serem leiloados para gerar recursos à União. Mas o leilão que estava previsto em agosto de 2020, com o valor mínimo de R$ 6,5 milhões, não aconteceu por parte da União.

“O Santa Cruz Futebol Clube já revelou grandes nomes do cenário do futebol nacional. Os moradores de Santa Lúcia podem contar comigo. ”, finaliza Monjardim.

Fonte: Ascom gabinete.