No Senado, PSD ficará com 1ª Secretaria e pleiteia Comissão de Assuntos Econômicos

Além do DEM, o PSD terá forte ascensão no Senado nos cargos de comando da Casa pelos próximos 2 anos. Está acordado que o partido indicará o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) para a 1ª Secretaria da Casa e pleiteia a presidência da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), com o nome do senador Omar Aziz.

Na última Legislatura, Petecão já compôs a Mesa Diretora em 1 cargo mais modesto, de 2º suplente.


O aumento de poder da sigla se deve ao crescimento de sua bancada. O partido elegeu 7 senadores e filiou mais 3. Sua bancada com 10 cadeiras será a 2ª maior da Casa, atrás apenas do MDB, que terá 13.

A ascensão só fica atrás do DEM. A alta dos demistas deve-se a bem-sucedida articulação do partido e do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para eleger Davi Alcolumbre (DEM-AP) presidente da Casa. Depois de uma intensa guerra travada contra Renan Calheiros (MDB-AL), Alcolumbre se sagrou vitorioso no último sábado (02).

CARGOS

A 1ª Secretaria é conhecida como a “prefeitura do Senado”, porque comanda toda a administração da Casa. Nos últimos 2 anos, o cargo foi comandado pelo PT, com o senador José Pimentel (CE).

O partido ainda pleiteia junto a Alcolumbre a presidência da CAE. Ela é uma das mais prestigiadas da Casa, atrás apenas da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que pela regra da proporcionalidade deveria ficar com o MDB, por ter a maior bancada. Ela deve ficar no comando de Simone Tebet (MDB-MS) ou de Antonio Anastasia (PSDB-MG). Caberá a Davi Alcolumbre a decisão final.

O nome que o PSD indicará para presidir a CAE é Omar Aziz (PSD-AM). Na última legislatura, a comissão foi comandada pelo tucano Tasso Jereissati (PSDB-CE).

A decisão sobre os nomes irritou parte do partido. O senador Lasier Martins (PSD-RS) esperava mais prestígio entre os colegas depois de ter sido 1 dos principais defensores do voto aberto no Senado, o que desgastou o nome de Renan Calheiros.

Lasier apresentou seu nome como candidato do partido à 1ª Secretaria da Casa, mas foi preterido diante de Petecão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *