Agenda de Saúde inclui discussões sobre maternidade em Montanha
Colegiado vai discutir projeto de maternidade na cidade; atualmente gestantes são encaminhadas a São Mateus para o parto
A Comissão de Saúde recebe em reunião extraordinária na terça-feira (23) o presidente do Conselho Administrativo do Hospital e Maternidade de Montanha, Francisco de Assis Ferreira. O convidado vai apresentar o projeto para tornar a unidade filantrópica referência no parto de gestantes do município-sede e vizinhos, como Mucurici, Ponto Belo e Pinheiro.
Atualmente, São Mateus recebe essas mulheres em trabalho de parto, o que gera desgaste e sofrimento, além de colocar em risco a vida das pacientes que enfrentam horas de transporte pelas rodovias. Ferreira busca a ajuda dos deputados para mudar as diretrizes de atendimento junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
A maternidade de Montanha hoje acolhe somente gestantes em situação de urgência que precisam de parto natural pelo sistema público ou que possam arcar com as despesas (atendimento particular). O projeto é que a unidade seja revitalizada com intervenções em sua estrutura e aquisição de equipamentos, além da contratação de uma equipe médica especializada.
Outra demanda que será apresentada refere-se à proposta de tornar o Hospital de Montanha também referência no atendimento de pacientes psiquiátricos por meio da construção de leitos especializados e contratação de equipe treinada. As cerca de 5.300 pessoas que sofrem com esse problema encontram os leitos de tratamento mais próximos em Nova Venécia, a 90 quilômetros de distância da cidade.
“Manicômio judicial”
O colegiado de Direitos Humanos recebe às 11 horas da terça (23), no Plenário Judith Leão Castello Ribeiro, membros do Judiciário, Defensoria Pública, além de representantes das pastas do Executivo como de Desenvolvimento Social, Justiça e Saúde.
Na pauta está o fechamento da Unidade de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (UCTP) do Espírito Santo. A reunião também terá a participação do Ministério Público do Estado (MPES), da Associação Brasileira de Saúde Mental e dos conselhos Estadual de Direitos Humanos e Regional de Psicologia.
Conhecida como “manicômio judiciário”, a unidade localizada em Cariacica vai ser desativada até agosto seguindo resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que institui a Política Antimanicomial do Poder Judiciário.
Ao todo, 57 pacientes serão postos em convívio social, mas o tema é polêmico porque eles cumprem medida de segurança na UCTP pelo fato de apresentarem transtorno mental e não poderem ser presos pelos crimes que cometeram em penitenciárias comuns.
Delegacia da Mulher
A prevenção e o combate à violência contra a mulher estará na pauta da Comissão de Segurança, que se reúne na terça-feira (23). O trabalho executado nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) será o foco do encontro, que também debaterá a infraestrutura dessas unidades.
“No Espírito Santo, infelizmente, ainda temos números elevados de agressões e de homicídios de mulheres e feminicídios. Contudo, devemos ressaltar que o trabalho das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, da Polícia Civil, em conjunto com outras forças, como a Polícia Militar e as Guardas Municipais, previne muitos crimes que poderiam ocorrer. Isso acontece seja pela investigação, seja pelo trabalho de conscientização. É preciso valorizar cada esforço dos servidores dessa divisão, que são formados em sua maioria por pessoas do sexo feminino”, afirma o presidente do colegiado, deputado Delegado Danilo Bahiense (PL).
VetMóvel
O VetMóvel, unidade ambulatorial itinerante de atendimento gratuito a cães e gatos na capital, será tema de reunião na Comissão de Bem-Estar Animal. Na segunda (22), às 18h10, os deputados recebem a gerente da área Katiúscia Pinto Rodrigues Oliveira, que falará sobre a iniciativa lançada mês passado pela Prefeitura de Vitória.
“É muito importante mostrar o trabalho que os municípios fazem em prol da causa animal. Conhecer todo o processo de implantação e funcionamento do VetMóvel de Vitória vai estimular outros municípios a investir na castração de cuidados com os animais”, explica a presidente do colegiado, Janete de Sá (PSB).
Esportes
O secretário de Estado de Esportes, José Carlos Nunes, apresenta os projetos e programas da pasta durante reunião da comissão temática, na segunda (22), a partir das 18h10, no Plenário Judith Leão Castello Ribeiro.
Confira a agenda da próxima semana*
Segunda (22)
13h30 – Comissão de Finanças – Plenário Dirceu Cardoso
18h10 – Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais – Plenário Rui Barbosa
18h10 – Comissão de Desporto – Plenário Judith Leão Castello Ribeiro
19h – Sessão solene em homenagem ao aniversário da Cadeeso – Plenário Dirceu Cardoso
Terça (23)
9h – Comissão de Saúde – Plenário Rui Barbosa
10h – Comissão de Segurança – Plenário Dirceu Cardoso
10h30 – Reunião Extraordinária da Comissão de Saúde – Plenário Rui Barbosa
11h – Comissão de Direitos Humanos – Plenário Judith Leão Castello Ribeiro
13h30 – Comissão de Justiça – Plenário Dirceu Cardoso
Quarta (24)
14h – Reunião Extraordinária da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente – Plenário Rui Barbosa
14h – Sessão solene em homenagem à educação capixaba – Medalha Educador Capixaba Renato Pacheco – Plenário Dirceu Cardoso
15 horas – Visita técnica da Comissão de Saúde – Hospital São Vicente de Paula, Afonso Cláudio
19h – Sessão solene em homenagem às mulheres que atuam na segurança – Plenário Dirceu Cardoso
Quinta (25)
17 horas – Frente Parlamentar da Advocacia – Plenário Dirceu Cardoso
Sexta (26)
9h – Sessão especial para discutir a Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento de pessoas com altas habilidades e superdotação – Plenário Dirceu Cardoso
Fonte: Assembleia Legislativa
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular.