Ales Conhece Case Empresarial de Escola

Ales Conhece Case Empresarial de Escola

A Comissão de Educação recebeu, nesta segunda-feira (25), representante da escola técnica estadual Talmo Luiz Silva, em João Neiva. A professora Iandra Aparecida dos Santos Gasparini falou sobre educação empreendedora e mostrou como o assunto é tratado na unidade por meio da Incubadora Prosperas, que estimula ações na área com capacitação, apoio e consultoria.

“Empreendedorismo não é só apenas empreender, montar o próprio negócio. E sim despertar para novas oportunidades. Empreendedores são aqueles que conseguem enxergar a crise e fazer dessa crise uma oportunidade”, avaliou a pesquisadora no segmento e com mestrado em Administração.

A convidada ressaltou a importância de fomentar esse tipo de ensino, pautado principalmente na criação de um ambiente de inovação, propício para que o aluno possa ser protagonista de suas soluções, como é o caso da incubadora.

Iandra Gasparini afirmou que todas as escolas técnicas do Estado têm um componente curricular de empreendedorismo, mas cobrou que iniciativas como essas sejam ampliadas em termos de ensino. “Um aluno com perfil empreendedor desenvolvido é mais bem preparado para o mercado”, disse.

Presidente do colegiado, o deputado Dary Pagung (PSB) concordou com Gasparini: “Acho que nós precisamos investir ainda mais nas escolas técnicas porque muitos cursos os alunos já saem dali quase ou empregados”. Ele lembrou que mais unidades de ensino desse tipo estão previstas para serem construídas em Afonso Cláudio, São Gabriel da Palha e Iúna.

Segundo revelou a professora Iandra Gasparini, um convênio firmado entre a Talmo Luiz Silva e empresas permite que os alunos já saiam empregados ao fim dos cursos. A unidade oferta profissionalizante nas áreas de administração, segurança do trabalho, mecânica, automação, gastronomia e estética.

“O empreendedorismo é fundamental na nossa sociedade, uma vez que nós estamos vivendo um momento (…) em que as pessoas cada vez menos vão encontrar empregos, empregos como nós conhecemos hoje. Mas nunca faltará atividade econômica”, avaliou o membro da comissão, Tyago Hoffmann (PSB).

O parlamentar sugeriu que o colegiado de Educação organize um cronograma de visitas às escolas técnicas administradas pelo Estado. Além disso, destacou que uma unidade com essas características será erguida em Guarapari.

Além de Hoffmann, a reunião teve a participação virtual dos deputados Capitão Assumção e do Delegado Danilo Bahiense, ambos do PL. O vice-prefeito de João Neiva, Renan Rossoni Pattuzzo (PSB) compôs a mesa de autoridades, assim como o professor da Ufes Marcelo Sarcinelli.

Fonte: Ales