Blog é apontado por disseminar conteúdo falso contra a PM
Um novo documento, no qual coronéis da Polícia Militar do Espírito Santo (PM-ES) acusam um blog de notícias da base governista de produzir e disseminar conteúdo enganoso para incitar a opinião pública contra a Corporação foi divulgado. A nota que repudia a ação foi assinada por 15 dos 20 coronéis da PM capixaba.
O Alto Comando Militar classificou as narrativas veiculadas de ”falsas ilações” e de ”campanha caluniosa e difamatória perpetrada por interesses escusos”.
”Vêem a público, diante da sociedade capixaba, repudiar com veemência as falsas ilações e afirmações de que o objetivo do documento produzido pelos signatários, remetido ao Exmo Sr. Secretário de Segurança Pública, que dirige e coordena as corporações de Segurança Pública, teria relação com um suposto plano ou ameaça de paralisação dos serviços da Polícia Militar, o que obviamente se trata de uma campanha caluniosa e difamatória perpetrada por interesses escusos”.
O documento citado pelo coronéis trata-se de um comunicado interno enviado diretamente ao Secretário de Segurança Pública, Alexandre Ramalho, que relata a ausência de diálogo do governo com a tropa. E nesse ainda, rememoriza o ocorrido em 2017 quando culminou na paralização da PM.
”Signatários declaram que o documento era de natureza interna, dirigido a autoridade máxima da segurança pública, mediante ciência dada ao Comandante-Geral, pela mesma via, e visava tão somente solicitar agenda de reunião do coronelato justamente para que fossem restabelecidos os canais de comunicação internos essenciais para a boa gestão estratégica da corporação, sobretudo os que envolvem assuntos sensíveis de interesse geral da Instituição.”
Por fim afirmam que ”quanto aos agentes responsáveis por tamanha leviandade serão adotadas as medidas judiciais próprias.”
O Blog
O blog de propriedade de Elimar Cortês, que leva o seu nome, é o veículo citado veladamente na nota do coronelato. O noticioso que tem estreita relação com o governo de Renato Casagrande (PSB) vem supostamente escalando matérias para provocar narrativas enganosas contra a Polícia Militar.
A proximidade do blogueiro com o governo ressalta dúvidas sobre os fatos apresentados por ele. E reforça tese de suposto ataque de milícia digital que pode ter sido ordenado por governistas.
Dois pontos cruciais podem deflagrar a suspeição.
O primeiro é que site foi contratado diversas vezes pelo governo estadual. Foram prestados serviços de divulgação de publicidade institucional do governo.
Veja alguns dos diversos contratos do blog com o governo:
Além disso, a filha do proprietário do blog, Taissa Guimarães Cortes, é servidora comissionada na Secretaria Estadual de Saúde. Ele está nomeada por Casagrande no cargo de Assessor Especial Nível I e recebe um salário de R$ 4.757,67.
Os indícios podem levar a origem do possível mandante.
Reprodução Opinião ES
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.