Câmara Itinerante é inaugurada pela CMV na Praça da Ciência com participação do Executivo

Câmara Itinerante é inaugurada pela CMV na Praça da Ciência com participação do Executivo

A Câmara Municipal de Vitória (CMV) presidida pelo vereador Leandro Piquet (PROG) realizou, nesta quarta-feira, a primeira Sessão Ordinária Itinerante do atual mandato na Praça da Ciência (Praia do Canto). O objetivo das Sessões Itinerantes é aproximar ainda mais os parlamentares da população de Vitória, percorrendo os bairros da Capital. Durante a Sessão os vereadores de Vitória receberam do Poder Executivo Municipal o Plano Municipal “Vitória da Primeira Infância” (PMPI).

A iniciativa da Câmara Itinerante recebeu o apoio de várias autoridades municipais, como o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), a secretária de Assistência Social Cintya Schulz, a secretária Municipal de Saúde Magda Cristinha Lamborguini, a secretária municipal de Educação Juliana Rohsner, o secretário municipal de Obras, Gustavo Perin, o secretário municipal de Esportes Rodrigo Ronchi, o secretário municipal de Transportes Alex Mariano, a secretária de Assistência Social Cintya Schulz e o secretário de Governo Aridelmo Teixeira.

Em seu discurso inicial, o presidente Piquet ressaltou que há muito tempo a CMV realizou uma Sessão Itinerante para encarar os cidadão com olhos nos olhos e acrescentou que esta é uma forma de fortalecer a democracia participativa. “Efetivamente, o que estamos fazendo aqui hoje é trazer o cidadão para dentro do núcleo das decisões administrativas do parlamento municipal”, afirmou Piquet.

Na sequência, o prefeito Lorenzo Pasolini também saudou a todos, destacou a importância da Câmara Itinerante para o diálogo com a sociedade, e ressaltou a importância que a sua Administração vem dedicando à Educação Básica. “Hoje nós temos a oportunidade de apresentar para a apreciação do Parlamento de Vitória e da população um plano extremamente ousado e robusto, que é o ‘Vitória da Primeira Infância’, fruto de muitos debates da nossa equipe com sociedade a civil organizada”, explicou o prefeito.

Vitória da Primeira Infância – A apresentação do novo Plano coube à secretária de Assistência Social Cintya Schulz, e foi realizado coletivamente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Petrobras e a Avante consultoria, tendo a Secretaria de Ação Social (Semas) como ponto focal. “O Plano foi elaborado com a participação de conselhos e contém as principais ações a serem desenvolvidas no atendimento às crianças de 0 a 6 anos pelos próximos dez anos”, explicou Cintya Schulz.

Em seguida ela citou as normativas legais para a elaboração do PMPI, desde o Marco Legal da Primeira Infância, aos Planos Nacionais, que foram utilizados no primeiro Plano Municipal Pela Primeira Infância de Vitória. “Hoje sabemos que a primeira infância é um período especial, com demandas próprias que precisam ser levadas em conta. Converse com um neuro, com um professor da área que eles vão confirmar isto. Os adultos são o resultado de muitas experiências vividas nesta fase da vida”, acrescentou.

Como exemplo, a secretária citou vários itens importantes que foram contemplados no Plano, e que foram desenvolvidos após a realização de audiências públicas e aprovados pelo Concav, com a realização de ações estratégicas nas Unidades de Saúde sobre aleitamento materno e alimentação saudável no período de 0 a seis anos, ou seja, desde o período gestacional, além de ampliar o acompanhamento, nos serviços socioassistenciais das famílias com crianças nessa faixa etária é vários outros.

Na sequência, todos os vereadores se manifestaram sobre o documento, e manifestaram a importância de políticas públicas especialmente voltadas para a primeira infância. Encerrando o evento, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Concav), Luciene Marques Ottaiano também fez uso da palavra. “A confecção desse Plano foi feita com muito diálogo, para aprender sobre o tema, ouvir os envolvidos e construir o futuro, começando agora”, disse ela.

Fonte: Câmara de Vitoria