Capital do ES é referência em vacinação e atrai público de fora do país

Capital do ES é referência em vacinação e atrai público de fora do país

Quando o assunto é vacinação contra a Covid-19, Vitória tem dado exemplo de eficiência. Na região Sudeste, é a Capital que está imunizando a menor faixa etária sem comorbidades.

Nesta quinta-feira (24), 53% da população já foi vacinada. Foram aplicadas 264.366 doses ao todo, sendo 193.101 da primeira dose e 71.265 da segunda.

“A vacina é o único caminho para preservarmos vidas e para retomada da economia. Parabenizo os profissionais e toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, incansáveis no planejamento e na dedicação ao trabalho de imunizar nossos munícipes. Vitória seguirá empenhada em vacinar toda população no menor tempo possível”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Nesta manhã, quando o município ampliou a faixa etária para pessoas com 35 anos, muita gente de fora acessou o site a para assegurar uma dose da vacina. É o caso da Patrícia Dias Hulle, de 38 anos.

A arquiteta sempre retorna a Vitória, que é sua cidade natal, para visitar a família. Só que, nesta sexta (25), ela vem a capital capixaba por outro motivo: a vacina contra o coronavírus! Há 13 anos, vive em São Paulo, por conta da profissão. Viaja por todo o país a trabalho mas, em função da pandemia, fica sempre muito apreensiva. Antes mesmo da imunização, Patrícia afirma: já se sente mais confiante. “Eu sempre me cuido! Faço uso constante da máscara, mantenho o distanciamento social, passo álcool nas mãos. E vou continuar mantendo esses cuidados! Mas, só de pensar que amanhã eu receberei a primeira dose contra a Covid-19, a paz que isso traz, neste momento, não tem preço”.

Patrícia conta que toda a família se mobilizou em um mega mutirão para ajudá-la. “Meu irmão trabalha no Porto de Vitória e já foi imunizado. Toda a minha família e meus colegas de trabalho acessaram o sistema, mas foi ele que conseguiu garantir minha vaga. O fato do site ser bem ágil e para o agendamento não haver exigência de cadastro, facilita muito! É excelente,” comentou.

Há um ano e meio, a capixaba, Rafaela Borgo, de 35 anos, se mudou com o marido, Yuri, para Recife. Assim que soube da abertura do agendamento para a faixa etária, entrou no site da Prefeitura de Vitória para garantir as doses da vacina para o casal. “Fiquei nos dez minutos que antecederam a abertura atualizando a página segundo a segundo! Quando deu 18h, em ponto, apareceu a opção de 35 anos ou mais! Nem me dei conta do local que estava agendado, peguei um aleatório, marquei o horário que havia disponível e consegui as nossas vagas”, comemorou a advogada.

Ainda nesta quinta-feira, o casal embarca com destino a Vitória. “Ainda nem fui vacinada mas, já sinto um alívio imenso! Um mix de felicidade e ansiedade! O sistema do agendamento é fantástico, autodidático e eficaz! Foi bem rápido! Não tive problemas, não me deparei com nenhuma instabilidade. Amanhã tomo a minha primeira dose e, meu marido, no sábado”.

Agendamento

Em menos de 5 minutos, foram agendadas todas as 5.900 vagas ofertadas hoje (24/06), instantes após a abertura do agendamento às 18h para a imunização de pessoas com 35 anos ou mais contra o Covid-19.

O site de agendamento da Prefeitura Municipal recebeu mais de 40 mil acessos simultâneos, sendo mais de 20 mil usuários que nunca haviam acessaram o site. Um recorde.

A administração do município identificou, até mesmo, moradores de outras localidades do Espírito Santo, como Vila Velha, Serra, Linhares, Guarapari, Marataízes; outros estados, como Minas Gerais, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná; e até países, como os Estados Unidos da América, Portugal, Canadá, Alemanha e França, tentando agendar a vacinação.

O subsecretário de Tecnologia da Informação, Olavo Venturim Caldas, informou que “a equipe de tecnologia tem realizado melhorias constantes no sistema. Houve uma atuação em conjunto para redirecionar, temporariamente, os recursos tecnológicos necessários para o agendamento, a fim de atender o grande fluxo de acessos e agendamento das vacinas, ampliando a capacidade normal de processamento dos servidores de internet em 25 vezes”.

Estrutura

Vitória preparou uma estrutura completa de vacinação nos mais diversos formatos, como a imunização em 28 salas de vacinação das unidades de saúde, em hospitais, em domicílios (para pessoas acamadas), postos volantes e por meio do agendamento on-line, a fim de evitar filas e aglomerações, garantindo a segurança de todos.

“A vacina o único caminho para preservarmos vidas e para a retomada da economia, da educação, da saúde. Ter quase 55% da população vacinada com a primeira dose contra a COVID-19 é fruto de três pilares: a esperança na ciência; a gestão do prefeito Lorenzo Pazolini marcada pela celeridade, investindo em estratégias resolutivas e dinâmicas a fim de garantir “vacina recebida, vacina aplicada”; e o grande comprometimento das equipes com o SUS e com o município. Na oportunidade, parabenizo a esse time de profissionais que vem atuando direta e indiretamente no controle da pandemia”, comentou a secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen.

Reprodução PMV