Construção de ferrovia ligará o Espírito Santo ao Rio de Janeiro
essa primeira ferrovia privada deve gerar 4,4 mil empregos e terá a capacidade de transportar 50 milhões de toneladas por ano
Serão 41 km de trilhos construídos pelo Porto de Açu, com investimentos de R$ 610 milhões. A primeira estrada de ferro privada será uma nova rota para exportação da produção agrícola e o escoamento do próprio gás natural para o interior.
De acordo com Ministério da Infraestrutura, essa primeira ferrovia privada deve gerar 4,4 mil empregos e terá a capacidade de transportar 50 milhões de toneladas por ano, além de poder conectar o Porto do Açu à malha ferroviária do Brasil.
A ferrovia no Rio de Janeiro é o 22º contrato de autorização formalizado pelo Governo Federal desde a criação do programa o Programa de Autorizações Ferroviárias (Pro Trilhos).
O Pro Trilhos foi criado por meio da Medida Provisória nº 1.065/21, permitindo que a livre iniciativa no mercado ferroviário na construção e reformas e operações de de novas linhas ferroviárias, ramais, pátios e terminais ferroviários.
Projetos futuros de novas ferrovias privadas no Brasil já somam bilhões de reais
Somando todos os projetos aprovados pelo governo Federal por meio do Pro Trilhos, os valores já ultrapassam R$ 102,85 bilhões em investimentos e 6.880,69 km de novos trilhos em 14 estados do Brasil. Até agora, o Ministério da Infraestrutura já recebeu 79 requerimentos através do Pro Trilhos.
Ao todo, 13 empresas já formularam e tiveram suas propostas autorizadas. Os novos trilhos devem cortar o território de 14 unidades da Federação, nas quais têm origem e destino.
Além da ferrovia privada do Porto de Açu no Rio de Janeiro, as estradas de ferro autorizadas passam por São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Santa Catarina, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
Reprodução Opinião ES
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