CPI resgata cães em canil clandestino em Viana
Vinte e dois cães foram resgatados de um canil clandestino, na quinta-feira (17), no bairro Areinha, em Viana. A ação foi realizada com a participação da CPI dos Maus-Tratos contra os Animais da Assembleia Legislativa (Ales), da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e da Secretaria de Meio Ambiente de Viana (SEMMA). O local foi fechado e o proprietário preso e autuado por crime ambiental. Ele será investigado e responderá ao processo em liberdade.
A maioria dos vinte e dois cães são cadelas da raça golden retriever, incluindo dez filhotes. O proprietário do canil está sendo investigado por suspeita de usar os animais para reprodução e descartá-los depois de serem considerados sem utilidade reprodutiva, segundo a CPI dos Maus-Tratos da Ales.
Presidenta do colegiado, a deputada Janete de Sá (PSB) ressaltou que o abandono de animais é considerado crime e está sujeito à pena de dois a cinco anos de prisão ou mesmo pagamento de multas.
“Infelizmente, muitas pessoas que fazem venda ilegal de cachorros tem a prática de usar cadelas para reprodução e depois descartá-las. Isso é um absurdo e abandono é considerado crime de maus-tratos. A infração tem pena de dois a cinco anos de prisão, pagamento de multa e sanções judiciais”, lembrou a deputada.
Os animais foram encaminhados para o Rancho Bela Vista, em Viana, onde receberão os cuidados de veterinários.
Fonte: Ales
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.