Denninho Silva participa de operação que interditou três postos de combustível

Denninho Silva participa de operação que interditou três postos de combustível

Uma operação conjunta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Uso e Manuseio de Explosivos e Combustíveis da Assembleia Legislativa (Ales), da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP) interditou três postos de combustíveis na Grande Vitória, sendo um em Vila Velha e dois em Guarapari. No total, 15 postos foram fiscalizados na região metropolitana.

Nos locais, foi encontrado combustível em desconformidade com as regras brasileiras. No caso, o etanol estava adulterado com metanol, que, segundo o especialista em regulação da ANP, Marcelo Silva, é uma substância extremamente tóxica.

“O principal problema é a saúde dos seres humanos. O metanol é extremamente tóxico. Se ingerido pode matar, em contato com os olhos pode cegar e em contato com a pele pode gerar lesões”, alertou. Por isso, de acordo com o representante da agência, os frentistas e os consumidores estavam sendo colocados em risco.

Todavia, o especialista acalmou os consumidores capixabas, afirmando que 98% dos combustíveis comercializados no Espírito Santo estão em conformidade com as regras da ANP.

Operação

A operação realizada pela CPI, Decon e ANP tem o objetivo de combater o comércio clandestino de gasolina, etanol e diesel, visando garantir a qualidade do combustível comercializado no estado.

De acordo com o delegado titular da Decon, Eduardo Passamani, os três postos que foram interditados terão inquérito policial instaurado e os responsáveis poderão ser enquadrados em alguns crimes, como o de comercialização de combustíveis fora das especificações, com pena de 2 a 5 anos de reclusão, além de outros crimes, como o de organização criminosa.

O presidente da CPI dos Combustíveis, deputado Denninho Silva (União), informou que o colegiado continuará as apurações e estenderá a investigação, ainda, para as transportadoras de combustível. “Quem não estiver seguindo a norma, a gente vai conduzir para a CPI”, disse.

Fonte: Ales