Deputado federal Messias Donato protocola moção contra boicote do Carrefour e exige posicionamento do Ministério da Agricultura

O deputado federal Messias Donato, membro da Frente Parlamentar do Agro (FPA), protocolou requerimento de informação ao Ministério da Agricultura e moção de repúdio devido às ações de boicote da empresa francesa Carrefour à importação da carne brasileira e dos demais países do Mercosul.
“É lamentável e totalmente inaceitável a decisão das redes varejistas francesas Carrefour e Les Mousquetaires de boicotar a compra de carnes brasileiras, medida que prejudica injustamente os produtores brasileiros”, pontua o parlamentar na moção repúdio.
REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES
- Além de Carrefour e Les Mousquetaires alguma outra rede de supermercados francesas e de outros países europeus anunciaram ou estão implementando boicote à carne proveniente do Brasil e dos demais países do Mercosul?
- Existe algum diálogo aberto entre o governo brasileiro e o governo francês, ou com a União Europeia, para resolver a situação? Se sim, quais os resultados obtidos até o momento?
- Quais impactos econômicos já foram identificados no setor de exportação de carne devido a esse boicote, e quais são as projeções de perdas econômicas caso ele continue?
- Qual é o valor estimado das perdas financeiras nas exportações de carne brasileira devido à iniciativa de boicote promovida pela rede Carrefour?
- Quais são as regiões mais dependentes das exportações de carne para o mercado francês, especificamente, e que, portanto, sofrem maior impacto com o boicote?
- Existe alguma estimativa sobre a quantidade de empregos diretos e indiretos que poderão ser impactados caso o boicote persista?

Publicitário, jornalista e especialista em marketing político, com vasta experiência em gestão editorial, desenvolvimento de estratégias de comunicação e campanhas políticas de alto impacto.