Farmacêuticos pedem valorização profissional

Farmacêuticos pedem valorização profissional

Com um campo de atuação maior, categoria demanda por melhoria das condições de trabalho e maior remuneração, segundo o Sindicato dos Farmacêuticos

A necessidade de mais valorização para os farmacêuticos no Espírito Santo foi o tema de destaque na reunião ordinária da Comissão de Saúde desta terça-feira (19). No encontro, realizado no Plenário Rui Barbosa, a presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Espírito Santo, Monalisa Quintão Chambella, falou sobre alguns desafios enfrentados pela categoria.

Fotos da reunião

“A nossa maior dificuldade, hoje, é a falta de valorização do farmacêutico, principalmente no setor público. Essa valorização deveria ser muito maior. A questão salarial é uma das maiores reclamações. As condições de trabalho também precisam melhorar, no setor privado e no setor público. Tem farmacêutico que trabalha em local insalubre e não recebe por isso”, afirmou a presidente do Sindicato.

Monalisa também atua como conselheira federal de Farmácia. A convidada afirmou que o Espírito Santo tem cerca de 6.000 farmacêuticos atuando em aproximadamente 4.600 empresas registradas.

“A evolução da profissão do farmacêutico foi gritante, porque há alguns anos o farmacêutico ficava no balcão da farmácia. Hoje os farmacêuticos estão atuando em diversos lugares, desde a drogaria onde é o mais comum, mas também tem farmacêutico, por exemplo, em clínicas, em hospitais, distribuidoras, na vigilância e laboratórios de análises clínicas. A atuação é muito grande”, disse.

O presidente da Comissão de Saúde, Dr. Bruno Resende (União), destacou a importância dos farmacêuticos e a presença da representante do sindicato da categoria na reunião.

“O farmacêutico tem uma importância fundamental na saúde. É um membro do time da saúde, que só funciona quando joga todo mundo junto. A gente para poder prescrever uma droga, para essa droga ser feita, entregue e armazenada da maneira correta, tudo isso envolve o trabalho do farmacêutico”, pontuou o deputado.

A próxima reunião ordinária da Comissão de Saúde acontece na próxima terça-feira (26). O colegiado receberá a visita da secretária municipal de Saúde de Vitória, Magda Cristina Lamborghini, para apresentar os projetos de inovação que atualmente são implementados pela pasta.