Filiação de Eduardo Leite ao PSD traz alteração do quadro político no ES

Filiação de Eduardo Leite ao PSD traz alteração do quadro político no ES

Por Aluísio Rocha

São Paulo

O cenário nacional pode trazer movimentos políticos imediatos para legendas partidárias no ES. Há rumores, quase considerados como fatos, a saída do tucano Eduardo Leite do PSDB. Para alguns setores, ligados ao embaralhado mercado político brasileiro, isto já é dado como certo. A formalização desta saída, de forma oficial, pode acontecer ainda nesta semana.

Na cidade de São Paulo, que a cada momento emite sinais fortes e icônicos, através de movimentos pré-eleitorais, evidencia uma expectativa dentro do PSD com a possível chegada do governador gaúcho. Mas, o que seria isto de forma evidente e política? A resposta é a possibilidade de filiação de Eduardo Leite numa articulação nacional do presidente do PSD, Gilberto Kassab (ex-prefeito de São Paulo)

Assim, a formação de um palanque no ES para Leite, como nome à disputa presidencial, traz contornos e desdobramentos na legenda em terras capixabas. E com efeitos imediatos que afetam planos mais regionais de postulantes à Câmara Federal.

Isto, pode criar um ambiente diferente do atual quadro. Hoje existe, neste momento, uma movimentação que podemos dizer “caseira” de apoio à reeleição de Casagrande (PSB). Com este novo elemento na composição nacional, o partido do PSD no ES vai ter que expressar de forma mais contundente suas reais expectativas para 2022.

Pode, até mesmo, acontecer um afastamento perceptível de atores políticos ligados à legenda diante do Palácio Anchieta ou até mesmo troca de algumas lideranças políticas de partido – portanto, efeitos da filiação em São Paulo. Porém, não vai parar por aí, haverá também resfriamento de figuras políticas que possuem aproximação com o governo socialista. Que hora, em alguns momentos públicos, são vistos na mesma fotografia ao lado do governador Renato Casagrande (PSB).

Pois, na concepção da construção da imagem de Leite no ES vai ter a narrativa ou a marca do ex-governador Paulo Hartung. Até mesmo, pela inclinação de Kassab em fortalecer a proposta de trazer para o tabuleiro eleitoral capixaba de 2022 o nome do ex-governador.

 

 

 

 

 

Foto: Ana Paula Paiva/Valor