Iniciativa da Câmara de Vitória Estimula Criação de Abelhas Sem Ferrão

Iniciativa da Câmara de Vitória Estimula Criação de Abelhas Sem Ferrão

A Câmara Municipal de Vitória aprovou nesta quarta-feira (05/06), o Projeto de Lei n° 302/2023, que cria o Programa Ilha do Mel em Vitória. Trata-se de divulgar e incentivar a criação de abelhas nativas sem ferrão, que são de ocorrência natural no município.

O Projeto prevê a criação dessas abelhas em áreas públicas e privadas, mediante autorização da Administração Municipal e ou termo cooperação entre as partes.

Os meliponários (locais onde as abelhas são criadas) poderão ser instalados em residências, empresas, escolas, hortas comunitárias e outros locais públicos, como parques, praças e demais áreas verdes de Vitória.

Segundo o autor do Projeto de Lei, vereador Leonardo Monjardim, a proposta foi discutida com os meliponicultores (especialistas na criação de abelhas) para “implantar uma política com um olhar aprimorado para esta atividade no município.”

O vereador ressaltou que algumas das 200 mil árvores que farão parte do Projeto de plantio do Executivo serão de espécies que ajudarão na polinização realizada pelas abelhas. “Além disso, o Projeto prevê a criação de espaços de orientação aos estudantes, como o do parque Barreiros e agora também no Parque Barão de Monjardim, em Santa Cecília”, afirmou.

“Sabemos da importância das abelhas para nosso ecossistema. Estudos apontam que 73% dos alimentos no mundo são resultados da polinização realizada pelas abelhas”, destacou o vereador.

Homenagem – No dia do Meio ambiente, a Câmara homenageou, por sugestão do vereador André Moreira, entidades que trabalham para preservá-lo. Foram homenageados: SOS ambiental, Associação Juntos SOS ambiental e a Ecoar Juventude Socialista.

 

Também foi homenageada, por sugestão do vereador Vinicius Simões, a mestre em Gestão Pública, Valneide Nascimento dos Santos, que trabalha com o empoderamento feminino e comunidades carentes.

Estiveram presentes os vereadores: Aloísio Varejão (PSB), Leandro Piquet (PROG), Anderson Goggi (PROG), André Brandino (PODE), André Moreira (PSOL), Davi Esmael (Republicanos), Dalto Neves (SDD), Duda Brasil (PRD); Karla Coser (PT); Leonardo Monjardim (Novo); Luiz Emanuel (Republicanos); Luiz Paulo Amorim (PV); Vinicius Simões (PSB).

Confira o que foi apreciado:

1. Projeto de Lei n° 231/2023, processo n° 12801/2023

Autor: Maurício Leite

Ementa: Denomina “Nelson José Gonçalves” a praça localizada no cruzamento das ruas Fortunato Abreu Gágno, Milton Manoel dos Santos e Av. Ranulpho Barbosa dos Santos, localizada no bairro Jardim Camburi, Vitória/ES

RETIRADO DE PAUTA

2. Projeto de Lei n° 302/2023, processo n° 15496/2023

Autor: Leonardo Monjardim

Ementa: Dispõe sobre a criação do Programa Ilha do Mel no Município de Vitória e dá outras providências.

APROVADO COM EMENDA

Fonte: Câmara de Vitória