Lideranças do país e do ES discutem alternativas para o Brasil, durante fórum em Vitória

Lideranças do país e do ES discutem alternativas para o Brasil, durante fórum em Vitória

Lideranças do Espírito Santo e do país discutem alternativas viáveis para os desafios do Brasil na 10ª edição do Fórum Liberdade e Democracia de Vitória.

O evento debateu, na tarde desta quinta-feira (03), as perspectivas para o futuro político do país. O governador reeleito Renato Casagrande (PSB) participou da discussão e defendeu a pacificação dos estados para a construção de um ambiente de confiança para os investidores.

“Está todo mundo pensando no seu partido, no seu projeto, na sua ideologia mas pensando menos no povo. É preciso que a gente procure ter como referência a necessidade da população brasileira”, declarou.

No cenário nacional, afirmou que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai buscar a sobrevivência no Congresso Nacional e fará um governo de centro e equilibrado em termos de política econômica. Casagrande acrescentou que vai ajudar Lula a governar o Brasil.

“Estou no Executivo para trabalhar para a população capixaba e também brasileira. Não tem como a gente permanecer nesse ambiente de guerra permanente”, destacou.

Também participaram do painel de discussão os deputados federais reeleitos Marcel Van Hatten (Novo-RS) e e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). Eles defenderam reformas para o país, como a tributária, e destacaram a importância das eleições para a presidência da Câmara e do Senado.”Temos uma situação agora que vai depender da articulação política dentro da Câmara e do Senado com vistas a manter a maioria que foi eleita à direita na direita”,  destacou Van Hatten.

No painel “Por que o Brasil não dá certo?” houve a participação do ex procurador da Lava Jato, eleito deputado federal pelo Paraná, Deltan Dallagnol (Podemos). “Existem as instituições inclusivas que estimulam a prosperidade. Instituições inclusivas que são formatadas de modo que estimulem o pluralismo, o império da lei e a igualdade de oportunidades. Quando existem instituições inclusivas numa sociedade existe uma permeabilidade. Existe uma possibilidade de ascensão dos agentes econômicos e políticos até a elite econômica e elite política”, reforçou.

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Podemos), e senador eleitor pelo Rio Grande do Sul, também participou de um bate-papo durante o primeiro dia de evento.

O 10º Fórum Liberdade e Democracia de Vitória é realizado pelo instituto Líderes do Amanhã traz como tema este ano “Brasil: 200 anos acima da lei”, em alusão aos 200 anos da independência do Brasil.

 

Com informações da repórter Luana Damasceno, da TV Vitória/Record TV