Manato cresce 11 pontos nas pesquisas e novo governador do ES deve ser escolhido em segundo turno

Manato cresce 11 pontos nas pesquisas e novo governador do ES deve ser escolhido em segundo turno

Pesquisa mais recente, feita nesta terça (23) e quarta-feira (24) pela Real Time Big Data a pedido da Record TV, mostra que Carlos Manato (PL) cresceu 11 pontos, quando comparado com o levantamento feito pelo Ipec, a pedido da Rede Gazeta, entre os dias 14 e 16 de agosto.

No levantamento do Ipec, no cenário estimulado, que é quando são apresentados os candidatos aos entrevistados, Manato aparecia em segundo lugar com 10% das intenções de voto. Renato Casagrande tinha 52% das menções.

Na pesquisa divulgada nesta quinta-feira (25) pela Record TV, um dia antes do início do programa eleitoral gratuito no rádio e na tv, Manato teve crescimento de mais de 100%, sendo citado por 21% dos entrevistados pela Real Time Big Data, no cenário estimulado. O socialista aparece com 49%.

O ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD) foi citado por 6% na pesquisa, enquanto o ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) aparece com 4%, empatados tecnicamente na margem de erro.

Aridelmo Teixeira (Novo) e Capitão Vinícius Sousa (PSTU) também estão empatados com 2%, dentro da margem de erro. Já Cláudio Paiva (PRTB) não pontuou.

No cenário espontâneo, 10 pontos separam Manato de Casagrande

No cenário espontâneo, na pesquisa Real Time Big Data, o atual governador tem 22% das intenções de voto, enquanto Manato aparece com 12%. Uma diferença de apenas 10% entre os dois principais candidatos na disputa pelo Palácio Anchieta.

Guerino Zanon (PSD) e Audifax Barcelos (Rede) aparecem empatados com 2% das intenções de voto. Aridelmo Teixeira (Novo) marcou apenas 1% no levantamento. Capitão Vinícius Sousa (PSTU) e Claudio Paiva (PRTB) não foram citados. Dos entrevistados, 3% citaram outros nomes e 12% disseram que votariam branco ou nulo.

Os que não souberam opinar ou não quiseram responder chegam a 46%.

Dados das pesquisas

A pesquisa Real Time Big Data foi realizada por amostragem com 1.500 pessoas na terça (23) e quarta-feira (24) em vários municípios do Espírito Santo, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo ES-09325/2022.

Já a pesquisa Rede Gazeta/Ipec foi realizada entre os dias 14 de agosto e 16 de agosto, com 608 entrevistas em 24 municípios. O nível de confiança utilizado é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), sob o protocolo ES-09385/2022, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob protocolo BR-07979/2022.