Moradores de Village do Sol pedem acesso a serviços públicos

Moradores de Village do Sol pedem acesso a serviços públicos

Participante da Tribuna Popular solicitou ajuda aos deputados para resolver problemas de bairro de Guarapari

Participante da Tribuna Popular desta quarta-feira (13), Scheila Ventura Fontana, moradora do bairro Village do Sol, em Guarapari, falou do precário acesso a serviços públicos na localidade, onde ela lidera a ONG Rede Mulher, que desenvolve trabalhos sociais junto aos 12 mil habitantes.

Fotos da sessão

Há 15 anos residente no bairro, ela relatou que a entidade criada inicialmente para proporcionar atendimento à saúde das mulheres e dar apoio a vítimas de violência doméstica acabou ampliando a atuação e hoje promove atividades envolvendo a educação de crianças, já que não existem creches no local.

Além disso, Scheila afirmou que, por conta da ausência de unidades de saúde, moradores da região acabam procurando a sede da Rede Mulher. Muitos dos casos atendidos, sobretudo de crianças, têm relação com a falta de saneamento básico. Segundo afirmou, a água da região (obtida pelo poço) é salobra e contaminada.

Outro problema apontado é a falta de segurança, inclusive para mulheres que sofrem com a violência doméstica. Essas vítimas são resgatadas pela ONG, que oferece qualificação profissional visando à inserção no mercado de trabalho. Muitas retornam ao projeto como voluntárias.

Na presença de moradores do bairro, Scheila pediu apoio aos deputados para que ajudem na resolução desses problemas. Ela disse que o bairro também carece de asfaltamento das vias – Village do Sol tem ao todo aproximadamente 60 ruas. Isso impede a chegada de transporte público e dificulta o deslocamento da polícia.

Os deputados Zé Preto (PL), Coronel Weliton (PRD), Delegado Danilo Bahiense (PL) e Theodorico Ferraço (PP) se solidarizaram com o apelo. Autor do convite para que Scheila participasse da Tribuna Popular, Gandini (PSD) revelou que participou de uma conversa com o governo, que pode atender parte do pleito.

Conforme disse, na reunião realizada semana passada, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) se comprometeu a revisar a área de preservação ambiental, desde que esse trabalho seja feito em parceria com a Promotoria. A medida facilitaria a instalação de sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, bem como fornecimento de energia elétrica.

Tratamento

Elizeu Eugenio de Lima, de 40 anos, morador de Iúna, relatou dificuldades enfrentadas por ele no acesso ao tratamento de ameloblastoma, um tumor beningno que atinge a região da mandíbula. Emocionado, o convidado de Coronel Weliton disse estar à espera do cumprimento da sentença judicial que lhe garante acesso ao procedimento.

Ele foi diagnosticado com a doença em 2009, quando passou por operação e recebeu uma placa de titânio. Mas o problema retornou em 2020, quando passou por nova cirurgia, mas que não acabou com a lesão. Atualmente ele precisa de nova intervenção, desta vez com um especialista em cabeça e pescoço com experiência nesse tipo de tumor.

“E estou eu aqui aguardando porque o Estado não se manifesta”, desabafou. De acordo com Elizeu, embora o tumor seja benigno, causa dores constantes. O deputado Danilo Bahiense falou que levará o caso até a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Agir

Indicado por Callegari (PL), o pastor Adilson Rocha Pereira falou sobre os trabalhos realizados pela Agência Missionária Impacto Radical (Agir) junto a crianças e adolescentes na abordagem de temas como abuso sexual, aborto, uso de drogas e bullying dentro e fora do estado. Uma das ações tem como foco famílias da Ilha de Marajó, onde foram registados milhares de casos de abuso sexual de crianças.