Número de candidatos negros no ES para as eleições 2022 aumenta 38% em comparação a 2018
No Espírito Santo, o número de candidaturas de pessoas que se declaram negras aumentou 38,04% no pleito deste ano, em comparação com as eleições gerais de 2018. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável por analisar e disponibilizar as informações que mostram o raio x das candidaturas visando ao pleito de outubro, em que serão escolhidos deputados estaduais, federais, senadores, governadores e o presidente da República.
De acordo com o TSE, este ano o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) recebeu pedido de registro de 127 candidatos que se autodeclaram negros. O número representa 16,82% das 755 solicitações de análise de candidatura recebidas pela Corte até o último dia 15 deste mês, data-limite para que os partidos protocolassem suas respectivas chapas na Justiça Eleitoral.
Enquanto isso, no pleito de 2018, as candidaturas de pessoas negras representavam apenas 11,04% do total de registros, com 92 nomes aptos a disputar as eleições daquele ano.
Ainda conforme o TSE, o Estado terá candidatos negros em todos os cargos disputados no pleito deste ano. São 85 candidatos ao cargo de deputado estadual, 33 para o cargo de deputado federal, 03 visando ao Senado e 01 postulante ao comando do Executivo estadual.
*Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.