Pazolini visita obras da maior intervenção urbana no estado
As obras de urbanização de 50% da Orla da Grande São Pedro (faze 1A), Orla também conhecida como Baia Noroeste entrou em fase de concretagem de um trecho do novo deque
A região da Grande São Pedro é um potencial. Desenvolvimento com sustentabilidade torna-se a única constância que as autoridades necessitam avaliar e assim proporcionar a região que em tempos atrás foi conhecida nacionalmente como “lugar de toda pobreza”. A gestão do jovem prefeito Lorenzo Pazolini tendo como meta promover ainda mais as potencialidades que a natureza oferta a orla que envolve a Baia Noroeste, realizou uma visita técnica ao canteiro de obras na manhã desta segunda feira (14/08), as atividades de execução das obras. A obra de reurbanização é empreendimento público que proporciona um grandioso passo para alavancar os potencias naturais e humanos que as comunidades ofertam a nossa “Cidade Presépio”, também, conhecida pelos nativos, que aqui residiram, como “Ilha do Mel”.
“ Estamos aqui para anunciar a maior intervenção urbana do estado do Espirito Santo no momento. Uma obra que transforma a realidade da Região da Grande São Pedro, uma obra que traz investimentos, cultura, geração de emprego e renda, uma obra dialogada com a população local, feita com muito carinho para o nosso povo, que vai valorizar toda região que vai se tornar o maior polo turístico do Espírito Santo em breve. Já temos consagrado aqui o pôr do sol mais bonito capixaba, e agora temos essa intervenção urbana, um investimento qualificando a área, uma ação que irá atrair investimentos privados, turismo e os moradores terão mais comodidade, lazer, entretenimento, qualidade de vida e principalmente para que toda cidade possa ter um futuro cada vez melhor”, define o prefeito da capital Lorenzo Pazolini.
As obras de urbanização de 50% da Orla da Grande São Pedro (faze 1A), Orla também conhecida como Baia Noroeste entrou em fase de concretagem de um trecho do novo deque. O investimento desta fase é de R$ 96.033.385,96 e envolve 1.16 Km e envolve a orla dos bairros São Pedro e Ilha das Caieiras, onde encontram-se dezenas de restaurantes já reconhecidos como Polo Gastronômico de excelente qualidade, que há décadas potencializa a geração de renda de centenas e/ou milhares de famílias da região, rica em frutos do mar, extraídos da belíssima “Estação Lameirão”, manguezal, região que possui esplendoroso e reconhecido pôr do sol.
Nesse trecho, serão construídos estacionamento, passeio contínuo com calçada, ciclovia, deques, arquibancadas alagáveis, rampas, cinco atracadouros e feito paisagismo.
A área será beneficiada, ainda, com a construção do Centro de Pescado; um anexo para o Museu do Pescador, na praça do Caboré; queimadores de mariscos; área de manutenção de barcos; praça da quadra; e Rua Viva, implantada na Rua Felicidade Correa dos Santos.
O objetivo é recuperar a região com a requalificação de espaços públicos, por meio do desenho urbano da orla com calçadas, ciclovias, píeres, atracadouros, jardins, mobiliário urbano, implantação e reforma de equipamentos públicos, bem como de ações de melhoria da mobilidade urbana da região e o fomento das atividades econômicas.
O vereador Aloísio Varejão, que atua politicamente na região a décadas, destacou a obra de forma emblemática. “Uma obra importantíssima para nossa região, onde vai dar poder de crescimento a todo o comercio local, principalmente o Polo Gastronômico, aqui da Ilha das Caieiras, vai também valorizar nossos imóveis, a valorização imobiliária em toda orla vai ser um fator real, vamos proporcionar ainda mais qualidade de vida aos moradores da grande São Pedro. Acreditamos que com a intervenção urbana que está sendo desenvolvida na gestão do prefeito Lorenzo Pazolini, vamos ter um crescimento no turismo, na geração de renda e na qualidade de vida de nossa região. A nossa gastronomia ela vai enriquecer ainda mais, sendo mais reconhecida, mais divulgada, estamos acreditando que, com essa obra na Orla da Ilha das Caieiras e São Pedro, seremos vistos pelo estado e pelo Brasi, com outros olhos”, declara o vereador Aloísio Varejão.
Aloísio Varejão lembra que nos seus quatro mandatos como vereador atuou sempre buscando melhorias para a Grande São Pedro. “Inicialmente, lutamos e conquistamos, aterro, agua encanada e tratada, energia elétrica, escolas, pavimentação de ruas, unidades de saúde, policlínica – PA, segurança pública entre outras realizações que impulsionaram nosso crescimento, agora estamos tendo um reconhecimento pelo nosso potencial natural e urbanístico com a reurbanização da orla, e esta é apena a primeira etapa, teremos uma segunda etapa de investimento que unificará toda orla, de São Pedro a resistência, um desejo antigo de nossas comunidade, de nossos moradores que com muita luta e trabalho fazem de nossa região um lugar cada dia mais digno de se viver”, conclui o vereador Aloísio Varejão.
No trecho de São Pedro até a Ilha das Caieiras, o antigo deque foi demolido e as fundações estão quase concluídas. Das 670 estacas previstas de serem cravadas na maré, 574 já foram executadas. Sobre as estacas 40% das lajes que formam o deque já estão concretadas. Estão em andamento ainda a pavimentação, drenagem, esgotamento sanitário, o Museu do Pescador, o centro de pescado, o queimador de mariscos e a Rua Viva.
O Projeto Orla da Grande São Pedro foi lançado em 2013, e para a sua elaboração, a PMV realizou um Concurso Público Nacional de Estudos Preliminares. Em 2015, os projetos foram elaborados. Dez anos após o lançamento as obras iniciaram.
O projeto abrange o litoral da Ilha de Vitória desde o Parque Tancredão até o Bairro Jabour e foi dividido em duas fases e abrange aproximadamente 15,5 km da orla, atingindo 25 bairros, com cerca de 89.000 habitantes (IBGE, 2010). A fase 1 foi subdividida em fase 1A (São Pedro e Ilha das Caieiras – 1,16 km) e a fase 1B (Santo André até Resistência – 4,04 km).
A gestão Lorenzo Pazolini está promovendo um grande volume de investimentos na cidade. “Vitória vive um processo de transformação estamos investindo recursos da ordem de R$ 1 bilhão de reais, investimentos em unidades de saúdes, escolas, centro educacionais infantis, recapeamento asfáltico, drenagem e pavimentação, investimentos em assistência social, investimentos em cuidar das pessoas, é muito bacana, estimulante poder caminhar a cidade e ver que cada cantinho da cidade está sendo valorizado, afirma, o prefeito de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.