Projeto da Ales é Apresentado na Feira dos Municípios
“Arranjos Produtivos” leva conhecimento ao pequeno produtor rural para que ele possa diversificar sua cultura e aumentar lucratividade
A Feira dos Municípios 2024 começou. Até domingo (9), os capixabas poderão apreciar a diversidade cultural dos 78 municípios capixabas que montaram estrutura no local para divulgar aspectos como música, gastronomia e artesanato em uma área de 18 mil metros quadrados do Pavilhão de Carapina, na Serra.
Pelo segundo ano consecutivo a Assembleia Legislativa (Ales) marca presença no evento. No stand do Legislativo, o projeto Arranjos Produtivos é destaque. Conforme o presidente da Casa, Marcelo Santos (Podemos), a iniciativa leva conhecimento ao pequeno produtor rural para que ele possa diversificar sua cultura e aumentar a lucratividade.
Na abertura oficial, realizada nessa quinta-feira (06), o deputado realçou a presença dos legisladores estaduais, federais e empreendedores. “A Feira dos Municípios faz com que os capixabas conheçam as 78 cidades e que aqueles não capixabas possam conhecer também as potencialidades do nosso estado”, salientou.
A solenidade também contou com a presença de autoridades, como o governador Renato Casagrande (PSB), o presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini, além de secretários de Estado, prefeitos, entre outras lideranças políticas.
A feira
O evento também abre as portas para o estímulo da atividade econômica local, baseada nas cidades. De acordo com o presidente da Aderes, o evento é uma confraternização de todo o estado, mas também gera oportunidades de negócios.
“Estamos aqui também para divulgar as potencialidades dos municípios do Espírito Santo para estimular o turismo interno. Além disso, com certeza, nós temos aqui por volta de 1.500 empreendedores, direta ou indiretamente, com seus produtos, para que eles também possam vender seus produtos e divulgar”, contou Gavini.
Além dos stands representativos de cada cidade, a programação inclui mais de 40 manifestações culturais e shows de 20 artistas capixabas, como o Grupo de Dança Folclórica Frau Karolim, de Itarana, o Jongo de São Cosme e Damião Mestra Bibiu, de Conceição da Barra, e apresentações das bandas Macucos e Herança Negra.
Para o governador Casagrande, a feira oferece diversão para toda a família e é um demonstrativo da riqueza e diversidade capixabas. “É uma oportunidade para que os municípios se apresentem para a população capixaba e para os turistas”, avaliou.
“O Espírito Santo tem um potencial gigantesco para o turismo, pois é um resumo do que é o país. Temos tudo aqui dentro do estado, frio, calor, montanhas, natureza. E também reflete o Estado organizado que é o nosso”, completou o chefe do Executivo.
A estrutura conta ainda com parque de diversões, roda gigante, minifazendinha para crianças, Espaço Flores e uma praça de alimentação com mais de 4 mil metros quadrados. São dois palcos para apresentações, mais de 10 restaurantes, cervejarias capixabas e ainda estações de drinks e de vinho.
Novidades
Na edição deste ano, a Feira dos Municípios traz algumas novidades. Além dos espaços de cultura e conhecimento, serão oferecidos ainda serviços de saúde para os visitantes, como testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite B e C, Covid-19 e vacinas de rotina, como Covid e influenza.
Outra inovação é a unidade do Correios Móvel Veicular (CMV), que permite aos visitantes enviar lembranças diretas da feira para amigos e familiares.
A entrada é gratuita. Na sexta (7), a feira fica aberta das 14h às 22 horas; no sábado (8), das 10h às 22 horas; e no domingo (9), das 10h às 18 horas.
Fonte: Assembleia Legislativa
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular.