Serra quer corredor exclusivo para ônibus e estações de embarque do Transcol na atual BR-101

Serra quer corredor exclusivo para ônibus e estações de embarque do Transcol na atual BR-101

Seja de ônibus, carro ou moto, passar pela atual BR-101, no trecho que corta o município da Serra, sempre é sinônimo de congestionamento e demora. No entanto, os projetos para a via preveem mudanças para facilitar, principalmente, quem optar pelo transporte coletivo.

De acordo com o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, há previsão de instalação de uma via exclusiva para ônibus e estações para embarque e desembarque do Sistema Transcol na futura Avenida Mestre Álvaro, via onde hoje funciona como BR-101.

O prefeito participou, na quinta-feira (16), do programa da Rádio Pan News Vitória e afirmou que, para que sejam realizadas as intervenções, é preciso que sejam concluídas as obras do contorno do Mestre Álvaro, futura BR-101.

“Se a BR sair de lá, a avenida Mestre Álvaro, como vamos chamar, vai virar um grande corredor de ônibus e podemos criar as estações, como tem em Curitiba, e as linhas (do Transcol) dos bairros viram linhas alimentadoras. A obra (da nova BR-101) vai ficar pronta em 2023. Seria em 2022, mas o governo federal não aportou nenhum recurso do orçamento da união, apenas da emenda de bancada”, explicou.

Vidigal também listou outros projetos que visam melhorar a mobilidade urbana da Serra. Segundo ele, são planos adormecidos que estão sendo resgatados. Para isso, o prefeito afirma que é indispensável a conclusão das obras da nova BR-101, realizada pelo governo federal.

“O que cobramos do governo federal é o término da obra do contorno do Mestre Álvaro, pois é uma obra muito importante para a cidade. A Serra hoje está dividida. Temos uma Serra de um lado e outra do outro lado da BR. Isso acaba dificultando a integração da cidade”, afirmou.

O prefeito detalhou três projetos que já estão em pauta para a viabilidade da execução. Além disso, a cidade ainda conta com obras executadas pelo governo estadual.

“A prefeitura está resgatando três projetos importantes: o binário de Jardim Limoeiro, que a proposta já está em fase de licitação para fazer uma via paralela e transformar trechos de São Geraldo até a entrada da Norte Sul em mão única; outro projeto que estamos terminando de resgatar é a estrada Serra-Jacaraípe, onde queremos executar um viaduto; a outra é uma obra em Cidade Pomar, que o Dnit ia executar, criando uma nova via no transporte coletivo”, disse.

Vidigal ainda citou a obra, realizada pelo governo do Estado, do contorno de Jacaraípe. No entanto, segundo ele, não estão sendo criadas novas vias, apenas melhorando a rodovia que já existe no local.

Para execução das obras, o prefeito aposta em programas de crédito do governo federal.

Guarda Municipal terá aumento de salário

Outro assunto comentado por Vidigal é o aumento dos salários dos agentes da Guarda Municipal da Serra, que deverão ser reajustados no próximo ano. Além disso, o número de agentes deve dobrar até 2024, podendo chegar a 300 profissionais na corporação.

Vidigal disse que a prefeitura está preparando, para o ano que vem, um novo concurso público para a Guarda Municipal. Segundo ele, a ideia é passar dos atuais 142 agentes para 300 até o fim do seu mandato, no fim de 2024.

O prefeito explicou que, no início de sua gestão, a corporação contava com 96 agentes e chegou a ter 150 em seus quadros, com a convocação de todos os aprovados no concurso realizado em 2016.

Porém, oito agentes se desligaram da Guarda da Serra após passarem em concursos de outras forças de segurança — Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal — e serem convocados.

Reprodução Folha Vitória