Solenidade celebra dia do servidor público

Solenidade celebra dia do servidor público

A defesa de um serviço público de qualidade para a população capixaba pautou a sessão solene em homenagem ao Dia do Servidor Público (comemorado oficialmente em 28 de outubro), realizada na tarde desta sexta-feira (27), na Assembleia Legislativa (Ales). Vinte e nove servidores das mais diversas áreas do serviço público estadual foram homenageados com certificados.

Na abertura dos trabalhos, a deputada Camila Valadão (PSOL), proponente da solenidade, ressaltou a importância dos servidores públicos e do serviço público para todos. “São pessoas que dedicam a vida a atender o povo capixaba. (…) Falar de serviço público é falar de democracia, garantias, políticas públicas e sociais nas diferentes esferas”, disse.

Para a parlamentar, os servidores não querem apenas reconhecimento, mas compromisso com eles. “Reafirmamos nosso comprometimento com os trabalhadores e servidores na defesa da remuneração digna, das condições adequadas de trabalho e da participação social nas diferentes esferas de gestão”, salientou. Ela lembrou que na Casa são votados projetos que interferem na vida dos servidores públicos e reforçou o compromisso na defesa deles.

Piso da enfermagem

A presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde do Espírito Santo (SindSaúde), Geiza Pinheiro, lamentou o não cumprimento de promessas de campanha do governador Renato Casagrande (PSB) com a categoria, como o pagamento do piso salarial da enfermagem. “Na pandemia recebemos aplausos, mas isso não paga as contas. Perdemos muita gente. Quem salvou foi o SUS, que nós bravamente defendemos, não o setor privado”, disparou.

Outra crítica dela foi em relação a contratação por parte do governo de uma empresa terceirizada para gerenciar diversos cargos no poder público estadual, inclusive, na área da saúde. “Vai custar R$ 190 milhões. Foi contratada sem consultar a Procuradoria do Estado. Encaminhamos denúncia ao Ministério Público de Contas”, informou.

Pinheiro mencionou que os servidores desejam entregar para os usuários o serviço público que eles merecem, mas que o Estado vem caminhando para o que chamou de “Estado mínimo”, o que na opinião dela enfraquece a qualidade da prestação dos serviços. “Tem uma contratação imensa de terceirizados. Não temos contrariedade com nenhum trabalhador, mas com a forma de contratação”, destacou.

Contribuição previdenciária

Leandro Pereira Machado, presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas (Sindilegis), pontuou que o dia era de festa, mas também um momento para refletir sobre as demandas dos servidores.

Ele pediu um debate a respeito da cobrança previdenciária para os aposentados. “Essa contribuição da Previdência de 14% está massacrando os aposentados. Queremos que seja diminuído ou extirpado. Eles já contribuíram a vida inteira. Está sendo discutido em nível nacional e queremos trazer para essa Casa”, contou.

Democracia

Em nome dos homenageados falou Ana Paula Rocha, que há mais de 20 anos é professora da rede pública estadual. “Não há direito sem servidor público cuidando das várias do Estado. Os servidores têm compromisso com a democracia. (…) Na Constituição Federal cita a necessidade de concurso público e de autonomia (para os servidores públicos). Queremos valorização!”, frisou.

Para a professora, o Estado precisa olhar o serviço público como uma forma de defender a democracia, de superar discursos de ódio e as desigualdades existentes. “Com investimento no serviço publico e no servidor é que vamos ter uma democracia com a cara desse país, que é de maioria de mulheres”, concluiu.

Ao final do encontro, a deputada Camila Valadão celebrou a diversidade de servidores presentes na solenidade. “Celebro a luta e a pauta de reinvindicação de cada um de vocês. Vida longa ao serviço público e aos servidores públicos”, finalizou.

Além dos citados, fizeram parte da mesa de trabalho a representante do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Espírito Santo (Sindipúblicos) Renata Setubal Lourenço; e a representante da Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo (Adepes) Marcela Bungenstab Massini.

Homenageados

1 – Adda Maria Bettero Monteiro Lobato Machado
2 – Ana Paula Rocha
3 – Bernardo Teteco Almeida do Valle
4 – Camilla Paulino
5 – Douglas Santos
6 – Edismar dos Santos Ribeiro
7 – Emmanuelle Pena de Oliveira
8 – Ernesta Almofrey
9 – Geiza Pinheiro Quaresma
10 – Gilson Calegari Filho
11 – Giulianna Calmon Faria
12 – Iran Milanez Caetano
13 – Jussara Teixeira
14 – Leandro Pereira Machado
15 – Leilany Santos Moreira
16 – Lourdes Dario
17 – Lúcia Helena Reis Costa
18 – Lucyano Jesus Ribeiro
19 – Luiz Carlos Leonardi Bricalli
20 – Magna Nery Manoeli
21 – Marcela Bungenstab Massini
22 – Mauro Ribeiro
23 – Natalina Mariano da Silva
24 – Renata Setubal Lourenço
25 – Rodolfo Simões de Melo
26 – Silvia Amélia Cardoso Sardenberg
27 – Tatiane Aurora de Moura Puck
28 – Thiago Donadones Guimarães
29 – Vailson Schineider

Fonte: Ales