Teste do Quadril pode passar a ser obrigatório no ES

Teste do Quadril pode passar a ser obrigatório no ES

Segundo proposta, exame para detectar anomalias em recém-nascido deverá ser feito em todas as maternidades da rede estadual de saúde

A realização de dois exames conhecidos como Teste de Ortolani e Teste de Barlow, forma o que é conhecido, na medicina, como Teste do Quadril, cujo objetivo é prevenir limitações no movimento da criança. Com a proposta de tornar obrigatório o procedimento em recém-nascidos nas maternidades da rede estadual de saúde, o deputado Sergio Meneguelli (Republicanos) apresentou ao Legislativo estadual o Projeto de Lei (PL) 691/2023.

A proposta é que as crianças passem pelo exame após 72 horas de vida. O teste de Ortolani é realizado com o quadril em flexão de 90 graus e o joelho em extensão completa. Já na manobra de Barlow seguram-se as pernas da criança gentilmente, com a coxa em adução, e o examinador aplica uma força no sentido posterior.

“Observada a existência de alguma anomalia no quadril, o profissional deverá cientificar os responsáveis pelo recém-nascido, para que sejam realizados os encaminhamentos e procedimentos necessários. (…) As famílias dos recém-nascidos receberão o relatório dos exames realizados, contendo esclarecimentos e orientação quanto à conduta a ser adotada”, determina o projeto.

“É importante destacar que o Teste do Quadril deve ser realizado em todos os recém-nascidos, preferencialmente nos primeiros dias de vida, uma vez que o tratamento é mais eficaz quando iniciado precocemente, caso seja identificado um problema. (…) Os testes podem detectar precocemente malformações e, assim, evitar complicações futuras, entre as quais o encurtamento de um dos membros e a osteoartrose precoce”, argumenta o deputado na justificativa da matéria.

Tramitação

A matéria será analisada pelas comissões de Justiça, Direitos Humanos, Saúde e Finanças antes de retornar ao plenário para apreciação dos parlamentares.

Acompanhe a tramitação