Vice assume prefeitura de Piúma após afastamento de prefeito

Na manhã desta sexta-feira (18) aconteceu o ato de transmissão do cargo do prefeito municipal  de Piúma, Ricardo Costa, para a vice-prefeita. Diante do Controlador Geral, do Procurador Geral e de secretários, Regina Martha Scherrer Rocha foi efetivada e se tornou oficialmente a prefeita do município de Piúma.

Essa substituição é pelo período de 90 dias. Ela acontece conforme determina a Lei Orgânica em seu Art. 99, em decorrência de medida cautelar sigilosa da Justiça, expedida pelo desembargador Fernando Zardini, da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES).

Histórico 

Aos 69 anos, Martha Scherrer foi vereadora por 4 mandatos e em suas primeiras declarações de o tom de como será o seu mandato. “Tenho muita preocupação com a saúde, educação e a infraestrutura do nosso município. Mas eu tenho confiança e acredito muito em Deus, que é perfeito. Ele está na frente e eu não vou ter dificuldades”, disse.

Entenda o caso

O prefeito de Piúma, José Ricardo da Costa (PDT), o Professor Ricardo, foi afastado por 90 dias e teve os bens bloqueados pela Justiça a pedido do Ministério Público do Estado (MP-ES). A vice, Regina Martha Scherrer Rocha (Patri), assumiu em seu lugar.

Professor Ricardo é suspeito de participar de esquema de fraude e superfaturamento em serviços de limpeza no município.

O afastamento do prefeito ocorreu na quinta-feira (17), durante a 2ª fase da Operação Rubi. Além dele, o secretário de Obras e Serviços, André Layber Miranda, foi afastado pelo mesmo período e teve os bens bloqueados. Os dois estão proibidos de entrar na prefeitura.

O objetivo da operação, segundo o MP- ES, é desarticular organização criminosa constituída para lesar os cofres públicos com direcionamento licitatório, pagamento de vantagem indevida a agentes públicos e superfaturamento.

Segundo o MP-ES, uma empresa de gerenciamento de resíduos sólidos é suspeita de envolvimento no esquema similar ao identificado na primeira fase da Operação Rubi, em 8 de maio. A prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta, e secretários foram presos. Ela já foi solta, mas continua afastada.

Além do cumprimento dos dois mandados de afastamento, foram entregues quatro mandados de proibição de acesso às dependências de órgãos públicos e 12 mandados de busca e apreensão pelos agentes: três em Piúma, dois em Linhares, um em Vila Velha, dois em Cariacica, um em Cachoeiro e três em Anchieta.