Vídeo da campanha de Bolsonaro com montagem de fala de Lula é suspenso por Ministra do TSE

Vídeo da campanha de Bolsonaro com montagem de fala de Lula é suspenso por Ministra do TSE

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mandou suspender a propaganda eleitoral da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) que associou o ex-presidente Lula (PT) a uma falsa concordância com atividades criminosas.

Bolsonaro e Lula disputam o segundo turno da eleição presidencial. A votação está marcada para o próximo dia 30. No primeiro turno, Lula recebeu 57 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51 milhões de votos (43,2%).

Pesquisa Ipec divulgada na última segunda-feira (10) mostrou Lula com 51% das intenções de voto (55% dos votos válidos), e Bolsonaro, com 42% das intenções de voto (45% dos votos válidos).

Nesse cenário, aliados do presidente Jair Bolsonaro têm divulgado fake news sobre Lula, numa estratégia eleitoral, como mostrou o colunista do g1 Valdo Cruz.

A decisão

O vídeo da campanha de Bolsonaro barrado pelo TSE apresenta uma montagem com diversas falas do ex-presidente Lula em entrevistas e que, retiradas de contextos e editadas, levam a crer que o petista concorda com a prática de crimes.

Conforme a decisão da ministra Maria Claudia Bucchianeri, a montagem representa “grave manipulação discursiva” e, por isso, o TSE precisou agir.

A magistrada considerou ainda que tal situação “revela a nítida propagação de desinformação, comportamento que vulnera a higidez e a integridade do ambiente informativo, valores que justificam e legitimam a intervenção corretiva da Justiça Eleitoral”.

Bucchianeri determinou a suspensão da transmissão da propaganda eleitoral sob pena de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

Fonte: G1