Andressa Figueira apresentou nesta terça-feira (08) o trabalho Optometrista para Comissão de Saúde da Câmara de Vitória

Andressa Figueira apresentou nesta terça-feira (08) o trabalho Optometrista para Comissão de Saúde da Câmara de Vitória

A presidente da Câmara Regional de Optometria e Ótica, Andressa Figueira, participou da reunião da Comissão de Saúde da Câmara de Vitória nesta terça-feira (08/08). A especialista apresentou para o público o trabalho do Optometrista.

Optometristas são os profissionais da área da saúde, não médicos, encarregados de avaliar o estado do sistema visual, detectar patologias oculares, avaliar o estado refrativo ocular e prescrever correções ópticas. Os optometristas dedicados ao diagnóstico e ao tratamento dos problemas de desenvolvimento e percepção visual são denominados Optometristas Comportamentais.

“A optometria não se limita só à questão de usar óculos, mas sim a (cuidar de) todo o sistema visual”, esclareceu Andressa Figueira.

Em relação ao processo de aprendizagem, a especialista destacou que para se ter sucesso, são necessárias 17 habilidades visuais. Dentre elas: controle do movimento dos olhos, foco simultâneo de longe, foco simultâneo de perto, visão central (acuidade visual), visão periférica, consciência de profundidade e percepção de cores.

Ela citou exemplos de como pode se apresentar a leitura de crianças que têm dificuldades visuais.

“Quando avaliamos a criança que tem dificuldade na leitura, não podemos nos limitar somente à acuidade visual. Há outras questões envolvidas. No mínimo precisamos fazer a história clínica (sinais e sintomas), e medir a coordenação ocular (binocularidade), acuidade visual e controle dos movimentos oculares”, listou. “Essa é a estrutura para uma avaliação de eficiência visual”.

Andressa Figueira afirmou que os optmetristas atuam em conjunto com outros profissionais. “Trabalhamos com vários profissionais que nos encaminham para avaliação e também encaminhamos os casos que precisam de um cuidado mais específico”. “A Optometria tem crescido porque, junto com as áreas da saúde, poderemos melhorar a qualidade visual da população”, assegurou.

O vereador André Brandino pontuou que: “desmistificando o que muitas pessoas acham; que o optometrista é só para ‘passar óculos’, sabemos que é muito além disso. Queremos parabenizar pelo trabalho, pois vocês são essenciais para a população”.

Estiveram presentes os vereadores: André Brandino, André Moreira e Chico Hosken.

Na foto, os membros da Comissão; vereadores Chico Hosken, André Brandino e André Moreira, com  os optometristas

Confira o que foi apreciado:

PROJETO DE LEI

01) Processo: 4520/2023 – Projeto de Lei: 71/2023

Autor: Vereador Davi Esmael

Ementa: Dispõe sobre o caráter indeterminado do laudo que ateste deficiência permanente.

Relator: André Brandino

Parecer: Pela aprovação da matéria.

PEDIDO DE VISTA

02) Processo: 5198/2023 – Projeto de Lei: 80/2023

Autor: Vereador Davi Esmael

Ementa: Declaração de Utilidade Pública – CENAAD

Relator: Chico Hosken

Parecer: Pela aprovação da matéria.

APROVADA

PROJETO DE RESOLUÇÃO

01) Processo: 4519/2023 – Projeto de Resolução:12/2023

Autor: Vereador Davi Esmael

Ementa: Altera a Resolução no. 1.924 de 03 de setembro de 2014 para acrescentar o parágrafo único ao artigo 1o.

Relator: Duda Brasil

Parecer: Pela aprovação da matéria.

PEDIDO DE VISTA