Capitão Assumção apresenta nova representação contra Lula ao MPF

Capitão Assumção apresenta nova representação contra Lula ao MPF

O deputado estadual, Capitão Assumção (PL), apresentou ao MPF uma nova representação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por declarações contra ex-Presidente Bolsonaro.
Durante um evento no Estado do Pará, o atual presidente, proferiu declarações controversas e ofensivas ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.

“Quando resolvi me candidatar à Presidência da República novamente, eu sabia o que eu ia enfrentar. Não sei se vocês têm dimensão, mas entre desoneração, isenção e distribuição de dinheiro, foram gastos neste país R$ 300 bilhões para que o gângster que tivesse lá continuasse governando este país”. Afirmou Lula.

O termo “gângster” é derivado do inglês “gang” (gangue, em português) e pode se referir a um grupo de pessoas que trabalham juntas com o intuito de cometer crimes. Capitão Assumção assegura na representação que, levando em consideração o discurso de Lula, é possível inferir sua intenção de relacionar Bolsonaro a uma conduta criminosa, de acordo com o artigo 288 do código penal brasileiro.

As acusações feitas por Lula, se baseiam em supostas práticas ilícitas não comprovadas e porem ser consideradas ataques a honra do ex-presidente.

Assumção destaca que as contas do governo Bolsonaro foram aprovadas unanimemente pelo Tribunal de Contas da União (TCU), portanto, não havendo embasamento fático para sustentar as declarações feitas pelo Presidente.

Diante disso, o deputado estadual Capitão Assumção que também preside o Partido Liberal(PL) em Vitória, solicitou ao Ministério Público Federal que investigue o caso. Caso se comprove a prática de crime, espera-se que ele responda pela prática dos crimes de calúnia, difamação e injúria, em conformidade com os artigos 138, 139 e 140, do código penal, bem como pelo crime de improbidade administrativa, conforme artigo 9º, item 7, da lei dos crimes de responsabilidade.

Fonte: Opnião do ES