Cinco propostas de urgências e um veto na pauta desta segunda na Ales

Cinco propostas de urgências e um veto na pauta desta segunda na Ales

Nesta segunda-feira (21), na pauta de votações, que é encabeçada pelo veto total do Poder Executivo ao Projeto de Lei (PL) 399/2019, de autoria de Capitão Assumção (PL). Conforme anunciado, a Comissão de Justiça deve emitir parecer, na sessão, indicando acolhimento ou rejeição do veto. O relator da matéria no colegiado é o deputado Mazinho dos Anjos (PSDB). Em seguida é a vez de o Plenário definir o destino da proposta que obriga a instalação de câmeras de monitoramento em creches e escolas públicas e privadas.

Das matérias com regime especial de tramitação, três são de autoria do Executivo:

  • Projeto de Lei Complementar (PLC) 41/2023: institui o Programa de Incentivo à Formação Contínua dos Profissionais do Quadro do Magistério Público Estadual e à Melhoria da Qualidade do Ensino e dos Resultados de Aprendizagem. Aguarda parecer das comissões de Justiça, Educação e Finanças.
  • PL 653/2023: pretende aprimorar a fiscalização estadual das explorações de petróleo no Espírito Santo. A matéria será analisada pelas comissões de Justiça, Minas e Energia e Finanças.
  • PL 391/2023: autoriza o governo a doar imóvel ao município de Alegre. O projeto terá parecer das comissões de Justiça e Finanças.

De autoria de Iriny Lopes (PT), o PL 184/2022 declara o Morro da Fonte Grande, em Vitória, patrimônio material, cultural e histórico do Estado e será analisado pelas comissões de Cultura, Turismo e Finanças. Já o deputado Gandini (Cidadania) assina o PL 70/2023, que prevê a realização de plebiscito sobre a possibilidade de o bairro Recanto da Sereia, de Guarapari, passar a integrar o município de Vila Velha. A proposta de Gandini deve receber parecer oral das comissões de Justiça e Finanças.

Ao vivo

Acompanhe ao vivo a sessão ordinária, a partir das 15 horas, na Grande Vitória pela TV Assembleia, nos seguintes canais: 3.2 aberto e digital, 319.2 da Vivo, 12 da NET, 23 da RCA e 519.2 da Sky. Também haverá transmissão on-line pelo YouTube, Facebook e site da Casa. A sessão, que acontece no Plenário Dirceu Cardoso, terá intérprete para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Fonte: Ales