Debate na Assembleia Legislativa do ES sobre atendimento odontológico em hospitais
A Comissão de Saúde discutiu, nesta terça-feira (23), a garantia de atendimento odontológico em hospitais públicos para a assistência de pacientes internados. Profissionais da área defendem a incorporação do dentista na equipe multidisciplinar para prevenir infecções orais que podem prejudicar a melhora do paciente hospitalizado, prolongando o tempo de internação.
Para debater o tema, os deputados receberam as cirurgiãs-dentistas Fabiana de Freitas Bombarda Nunes e Maria Helena Monteiro de Barros Miotto, ambas da Comissão de Odontologia Hospitalar do Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo. Também participou da reunião o cirurgião-dentista intensivista Fernando Silva Damasceno.
“Uma vitória da nossa profissão foi o reconhecimento da odontologia hospitalar como uma especialidade. Nós buscamos a garantia da assistência odontológica nos hospitais reconhecendo comprovadamente o benefício desse atendimento para o paciente internado”, explicou Fabiana Bombarda.
Atualmente o odontólogo atua apenas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). De acordo com Fabiana Bombarda, o trabalho desenvolvido pelo profissional da área nos hospitais precisa ser incorporado ao atendimento multidisciplinar de todos os serviços de saúde. “O principal foco é a remoção de focos de infecção que podem evoluir e prejudicar o curso clínico do paciente internado”, disse.
Segundo o cirurgião-dentista Fernando Silva Damasceno, a atuação desse profissional na equipe multidisciplinar requer uma cultura nova nos hospitais. “Essa mudança ocorre a partir do momento em que mostramos a eficiência e a importância da atenção bucal para a saúde do paciente como um todo”, afirmou.
Projeto de lei
Fabiana Bombarda explicou que existem projetos de lei sobre o tema na esfera federal. Apesar disso, alguns Estados e Municípios tomaram a frente e fizeram suas legislações locais para a garantia do atendimento odontológico em hospitais, uma sugestão apresentada aos deputados Dr. Bruno Resende (União), Zé Preto (PL) e Pablo Muribeca (Patri).
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Bruno Resende, reconheceu a importância do atendimento odontológico. “Em pacientes com câncer, por exemplo, as lesões bucais são muito comuns. É fato que o acompanhamento do dentista melhora o tratamento como um todo e reduz o tempo de internação. Garantir esse atendimento é um investimento, mas precisa de verba para custeio”, ponderou.
Zé Preto, proponente da reunião, afirmou que vai discutir o tema para buscar uma alternativa legislativa. “A primeira coisa é entender que isso não é um gasto, é um investimento”, opinou.
Fonte: Ales
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.