Deputados exigem medidas de segurança para escolas

Deputados exigem medidas de segurança para escolas

O episódio ocorrido em Vila Velha, onde um aluno de 16 anos foi flagrado na tarde da última segunda-feira (15) com uma arma de fogo e uma faca dentro de uma mochila em uma unidade de ensino de Vila Velha, acendeu o alerta no Parlamento estadual.

Na sessão desta terça-feira (16), o deputado Coronel Weliton (PRD) fez um apelo ao governo do Estado para que implante de forma urgente o programa Paz nas Escolas. Já o deputado Delegado Danilo Bahiense pediu reforço no efetivo e chamou a atenção para a guarda de armas em casa.

Ao refletir sobre tragédia que poderia ter acontecido caso a mochila não tivesse sido revistada, Coronel Weliton lamentou que a temática da segurança nas escolas perdeu força depois de “toda uma comoção no ano passado” – referindo-se aos desdobramentos na esfera política após o massacre ocorrido em novembro de 2022 em Aracruz na Escola Primo Bitti e no Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC).

O atentado deixou três professoras e uma estudante mortas, após um adolescente, também de 16 anos, ter entrado nas duas instituições de ensino atirando, deixando além das que morreram outras 12 pessoas hospitalizadas devido a ferimentos.

Esquecimento 

Coronel Weliton afirmou que, passado o calor dos acontecimentos relativos ao massacre de Aracruz, o poder público parou de falar sobre o assunto. “Cadê o tão falado programa Paz nas Escolas?”, questionou o deputado solicitando que as ações sejam implantadas para prevenir a violência no ambiente escolar.

Em apoio ao discurso de Coronel Weliton, o deputado Delegado Danilo Bahiense (PL) pediu mais efetivo para as polícias, o que, na avaliação do parlamentar, poderá resultar em mais segurança também na área educacional.

Bahiense advertiu sobre a necessidade de mais responsabilidade na guarda de armas de fogo em casa, citando que o pai do adolescente pego em flagrante com os artefatos na mochila é policial aposentado.

Para Danilo houve negligência do ex-policial, já que arma de fogo não pode ficar ao alcance de quem não tem autorização para a posse, situação que se agrava pelo fato de a pessoa em questão ser estudante menor de idade.

Saneamento 

Além da segurança nas escolas, Coronel Weliton usou a fala para se manifestar também sobre saneamento, especialmente sobre a atuação da Cesan no distrito de Pequiá, município de Iúna (Região do Caparaó).

Ele comemorou o início das obras de expansão da rede de distribuição na localidade, mas lamentou que a despeito disso a água continue chegando suja nas torneiras das residências e do comércio, fato que já havia denunciado da tribuna.

O deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) defendeu a concessionária, dizendo que a Cesan está vivendo um novo tempo motivado por um processo de desburocratização, permitindo mais agilidade na realização de obras em todo o estado.

Mazinho citou que o início das obras da rede de distribuição em Pequiá é resultado desse processo de desburocratização e acredita que o problema na coloração da água será resolvido após a conclusão da expansão da rede.

Dia do café 

O Dia Mundial do Café, comemorado em 14 de abril, pautou discurso da deputada Janete de Sá (PSB) na sessão plenária desta terça-feira. Ela destacou a importância do produto para a economia capixaba, lembrando que o estado é o primeiro produtor nacional de conilon e o segundo no ranking do país quando se considera também o arábica e outras espécies.

Janete afirmou que a cafeicultura está presente em 60 mil das 90 mil propriedades rurais capixabas, sendo que a maioria é administrada por pequenos produtores da agricultura familiar.

Presidente da frente parlamentar que estimula o setor de produção de cafés especiais no estado, a deputada destacou ainda a posição de destaque do Espírito Santo como referência do setor no mundo, tendo ganhado as primeiras colocações em prêmios durante evento internacional realizado em Belo Horizonte em 2023.

Fonte: Assembleia Legislativa