Gandini cobra que Do Val reassuma no Senado ou abra a vaga para suplente

Gandini cobra que Do Val reassuma no Senado ou abra a vaga para suplente

O deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania) manifestou preocupação com a ausência prolongada do senador Marcos do Val (Podemos), que se licenciou do mandato por motivos de saúde desde 21 de junho. Gandini ressaltou a importância de o Espírito Santo ter uma representação contínua no Senado e instou o senador a retornar ao cargo ou permitir que a suplente, Rosana Foerst, assuma suas funções.

Segundo o deputado, o Senado é um espaço crucial para a discussão de temas relevantes, como a reforma tributária, e o estado não pode ficar sem um representante por um período tão longo. Ele enfatizou que o Senado conta com 81 membros, representando os 27 estados da federação, e é onde ocorre o equilíbrio do jogo político.

Embora o regimento interno do Senado estabeleça que o suplente assuma apenas quando o afastamento do titular for superior a 120 dias, Gandini defendeu que a situação excepcional exige a posse da suplente antes desse prazo. Ele elogiou Rosana Foerst como uma profissional competente e dedicada, capaz de cumprir suas responsabilidades com excelência.

Apesar da licença de Do Val ser de 115 dias, seu gabinete continua operando e desempenhando suas atividades mesmo durante sua ausência no plenário, de acordo com as regras internas do Senado Federal.

Fonte: Folha Vitória