Iriny propõe diretrizes para a preservação de animais ameaçados

Iriny propõe diretrizes para a preservação de animais ameaçados

Responsáveis por obras e outros tipos de intervenções que provoquem degradação ambiental poderão ser obrigados a cumprir normas de resgate e proteção de animais expulsos de habitat natural. No Projeto de Lei (PL) 455/2023, apresentado pela deputada Iriny Lopes (PT), fica previsto, entre outras medidas, o fornecimento de máquinas, veículos e equipamentos destinados à busca e salvamento.

Diz ainda o projeto que os animais resgatados serão registrados, examinados e triados para avaliar qual a destinação recomendada, sendo uma das opções o encaminhamento para programas de reintrodução na natureza ou de recuperação de espécies ameaçadas de extinção.

Conforme o PL, para garantir proteção aos animais em situação de risco, o causador da degradação ambiental cujo empreendimento ou atividade possa causar significativo impacto natural deve adotar medidas preventivas e reparadoras.

Entre elas: treinamento de pessoas de seu quadro organizacional para busca, salvamento e cuidados imediatos a animais resgatados; elaboração e apresentação do plano de ação a órgãos fiscalizadores; e restrição do acesso de animais a determinadas áreas que apresentem maiores riscos de desastre.

A proposta estabelece também que as ações reparadoras poderão ser executadas em articulação com os governos federal, estadual e municipais, podendo haver a participação de organizações civis e da população local.

O descumprimento das normas da virtual lei poderá sujeitar o infrator às penalidades impostas pela Lei 9.605/1998 (legislação ambiental) em seu artigo 32 que trata dos crimes praticados contra os animais, quais sejam: detenção, de três meses a um ano, e multa.

O projeto de Iriny Lopes será analisado pelas comissões de Justiça, Proteção e Bem-Estar dos Animais e Finanças antes de deliberação pelo Plenário.

Acompanhe a tramitação do PL 455/2023

Fonte: Ales