Lula consegue a façanha de mais uma vez derrubar a bolsa e faz dólar disparar
Lula nem assumiu o cargo, mas sua relação com o mercado financeiro já está bastante estremecida. Na manhã desta quinta-feira, 17, o petista voltou a criticar o teto de gastos e relativizou eventuais quedas da bolsa e altas do dólar.
“O que é o teto de gasto no país? […] Você tenta desmontar tudo aquilo que é do social, mas não mexe um centavo do sistema financeiro. Não mexe um centavo daqueles juros que os banqueiros têm que receber. Ah, mas se eu falar isso vai cair a bolsa, vai aumentar o dólar? Paciência”, discursou aconteceu na COP 27. “O dólar não aumenta e a bolsa não cai por conta das pessoas sérias, mas sim por conta dos especuladores que vivem especulando todo santo dia”.
A nova fala de Lula se soma à minuta da PEC da Transição, que foi entregue ao Senado sem valor e prazo definido. A expectativa do partido é aprovar um valor extra teto de até 198 bilhões de reais, com o custeio do Bolsa Família e o uso de uma parcela das receitas extraordinárias para investimentos públicos. O combo explosivo causou indigestão no mercado. Por volta de 11h45, o dólar comercial disparava 1,46%, cotado a 5,46 reais. Já o Ibovespa desabava 2,58%.
Fonte: OpiniãoES
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui