Presidente da Ales apresenta PL que proíbe o ‘pare e siga no ES’ e critica demora na duplicação da BR 101
O Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Erick Musso (Republicanos), em entrevista ao aquinoticias, criticou a demora na duplicação da BR 101, no Estado. Para ele, “a Eco 101 realiza o sistema de ‘para e siga’ para nada, apenas para operações tapa-buracos.
Incomodado com os prejuízos causados por esse sistema, Musso apresentou nessa quinta (21), projeto de lei que impede bloqueios das rodovias durante a realização de obras de construção ou manutenção realizadas pelo DER ou concessionárias, entre 6h e 22h, de segunda a domingo.
“Nós temos uma guerra travada, da Eco 101, com quase uma década de arrecadação com pedágios e pequeninos e pífios trechos de duplicação, com um para e siga de nada, de tapa-buraco, em que as pessoas ficam sofrendo horas e horas na BR 101”, criticou o presidente da Ales.
“Protocolei PL que regulamenta o sistema ‘Pare e Siga’ nas rodovias do ES. Se aprovado, fica proibido o bloqueio das rodovias durante a realização de obras de construção ou manutenção realizadas pelo DER ou concessionárias, no período entre 6 e 22 horas, de segunda a domingo”. Para Musso, o sistema atual geram transtornos no trânsito, impactando diretamente na economia e na vida dos cidadãos, assim como na própria segurança dos usuários das vias.
Quem também criticou a Eco 101 foi o deputado federal Evair de Melo 9PP), ao comentar , pelo Twitter, a retirada de pauta do processo de concessão da BR 262 pelo ministro Walton Alencar, para analisar mudanças propostas. Uma delas prevê a isenção do pedágios para motos, processo esse similar a outras concessões.
“Estamos trabalhando firmes e confiantes, vigilantes e sabedores que todas as precauções precisam serem tomadas para que não cometamos os mesmos erros da BR 101 o que atrasou muito a obra. Essa obra com certeza é uma das mais esperadas pelos capixabas”, comentou Evair.
Não cumpriu
Em dezembro de 2013, quando esteve na comissão de infraestrutura da Assembleia Legislativa, representantes da ECO 101, que tem a concessão da BR 101 no Espírito Santo por 25 anos, prometeram operar e fazer manutenção da rodovia, além de duplicar 90% do trecho administrado até 2023. Metade da extensão, no entanto, deveria ser concluída nos seis primeiros anos, ou seja, ate 2021, o que não aconteceu.
Até o momento, pouco mais de 20% da BR 101 foram duplicados. A entrega mais recente, feita pela concessionária, tem 30 quilômetros e compreende o trecho entre os municípios de Viana, Vila Velha e Guarapari. A duplicação no trecho, segundo a Eco 101, custou R$150 milhões.
Reprodução Aqui Notícias
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