Projeto de Lei de autoria do Governo do Estado exige regulamentar cadastro de laboratórios no Iema

Projeto de Lei de autoria do Governo do Estado exige regulamentar cadastro de laboratórios no Iema

O Projeto de Lei (PL) 844/2023, de autoria do governo do Estado, estabelece exigências para o cadastro de laboratórios de ensaios ambientais no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Segundo o texto, a medida visa fortalecer o Sistema de Gerenciamento de Dados Ambientais em desenvolvimento no órgão.

De acordo com o governador Renato Casagrande (PSB) na justificativa da matéria, a iniciativa “permitirá a realização prévia do cadastro dos dados das acreditações dos laboratórios aptos à prestação de serviços aos empreendimentos licenciados e fiscalizados pelo Iema.”

Pela proposta, serão incluídos no rol do Iema laboratórios que emitem relatórios de ensaios, certificados de calibração e amostragens de campo nas áreas de solo, águas subterrâneas e superficiais, ar, ruído e efluentes, entre outras.

Para que tenham validade, os documentos (relatórios e certificados) devem ser expedidos por laboratórios acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ou por entidade reconhecida pelo instituto, nos termos de norma técnica brasileira específica.

A proposição explicita que a inscrição no Iema do laboratório será sem custos. O texto prevê hipóteses em que o cadastro poderá ser revogado, incluindo solicitação do próprio laboratório e em casos em que forem identificadas irregularidades nos cadastros, por exemplo.

A lista de laboratórios aptos será publicada no site do Iema, que poderá ainda editar regras complementares à futura legislação.

Tramitação

O PL 844/2023 deve ser lido na sessão ordinária desta segunda-feira (30), quando será votado requerimento para que a matéria tramite em regime de urgência na Assembleia Legislativa.

Acompanhe a tramitação do PL 844/2023