Projeto de Lei de Denninho Silva prevê capacitação de professores em inteligência artificial

Projeto de Lei de Denninho Silva prevê capacitação de professores em inteligência artificial

Instituir na rede pública de ensino o Programa Estadual de Capacitação em Inteligência Artificial (IA), voltado para professores. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 582/2023, apresentado na Assembleia Legislativa (Ales) pelo deputado Denninho Silva (União).

Entre os objetivos do programa estão a oferta de formação continuada em inteligência artificial para professores da educação básica; estudos para integrar o conteúdo ao currículo escolar como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem; promoção de conhecimento dos princípios fundamentais e das aplicações da IA; e capacitação dos professores para utilizar as ferramentas em suas práticas de ensino.

Na justificativa da proposta, o parlamentar comenta que a inteligência artificial tem se tornado cada vez mais presente na sociedade, modificando a forma de interagir com o mundo e criando novos paradigmas de atuação em diversas áreas, como a educação. “É imperativo que nossos educadores estejam preparados para lidar com essa realidade emergente, capacitando-se para utilizar a IA como ferramenta pedagógica”, salienta.

Segundo Denninho, a ideia é não apenas proporcionar a formação necessária para os professores da rede pública de ensino, mas também criar um ambiente propício para a inovação pedagógica, a experimentação e a adaptação de novas tecnologias em sala de aula.

Conforme a iniciativa, o programa será implementado em parceria com instituições de ensino superior e centros de pesquisa especializados, bem como empresas da área de tecnologia. “Poderá contribuir para a formação de uma rede de colaboração em torno da temática, estimulando o desenvolvimento de projetos e iniciativas conjuntas”, frisa.

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) deverá estabelecer, por meio de regulamento próprio, os critérios de seleção dos professores participantes, as diretrizes curriculares do programa, o cronograma de atividades e outras normas necessárias para a execução do programa.

Caso o PL 582/2023 seja aprovado e vire lei, a nova legislação entra em vigor na data de sua publicação em diário oficial.

Tramitação

A matéria está em análise na Comissão de Justiça e também terá parecer dos colegiados de Educação, de Ciência e Tecnologia e de Finanças antes de ser votada pelo Plenário.

Acompanhe a tramitação do PL 582/2023

Fonte: Ales