Veto do Governador é mantido em meio a uma sessão tumultuada na ALES

Veto do Governador é mantido em meio a uma sessão tumultuada na ALES

Governistas mantiveram o veto do governador Renato Casagrande ao projeto 184/2023, que regulamentava o sexo biológico como critério para competições esportivas oficiais no Estado.

O forte embate entre a situação e a oposição marcou a votação do projeto 184/23 de autoria do deputado estadual capitão Assunção (PL). A proposta estabelecia a definição do sexo biológico como critério único para definição do gênero de competidores em partidas esportivas oficiais no Espírito Santo.

O placar foi apertado (15 não e 14 sim), faltando um voto para alcançar maioria e derrubar o veto. Durante a contagem dos votos e o anúncio do resultado, o deputado Wellington Callegari (PL) indagou o presidente Marcelo Santos: “O placar não está claro para mim, está faltando computar os votos de alguns colegas”.

Outro momento que tencionou a votação foi quando a deputada Iriny Lopes (PT), subiu à tribuna da casa e acusou a oposição de ser preconceituosa: “essa matéria está sendo discutida de maneira transversa. Na verdade, os proponentes desta matéria são contra o direito à livre orientação sexual. O que se trata aqui não é de esporte não, é de preconceito, da política do ódio e da política de divisão”.

A manifestação da deputada petista desencadeou uma série de discurso, refutando sua fala e a postura de alguns deputados que mudaram seu voto, apoiando o veto do governo, como Dennimho Silva (União), Thyago Hoffmann (PSB) e Mazinho dos Anjos (PSDB). Callegari mais uma vez usou o microfone para lamentar a manobra do governo: “votem com a consciência de vocês. Aqui está bem claro, o que é conveniente ao governo é constitucional. Lamento pelos colegas que mudaram seus votos. Perde o Espírito Santo e perde as famílias capixabas”.

Com a queda da proposta e a manutenção do veto, as “pessoas de gênero trans” continuarão participando das competições esportivas no Estado, sem nenhuma restrição, conforme os critérios adotados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Fonte: OpniãodoES