Protocolização no TSE requerendo cancelamento de 250 mil urnas com falhas apontadas em auditoria, será feita por PL nesta terça (22)

Protocolização no TSE requerendo cancelamento de 250 mil urnas com falhas apontadas em auditoria, será feita por PL nesta terça (22)

O Partido Liberal (PL) vai ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (22), protocolar relatório de auditoria, que atesta falhas identificadas na auditagem do sistema eletrônico de votação brasileiro.

Segundo o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, cerca de 250 mil urnas estariam com mesmo número de identificação. “São as urnas de 2020 [ano] para baixo. São as urnas antigas. Todas elas têm o mesmo número. Não têm patrimônio. Não tem como controlar a urna. Você vai checar a urna antes da eleição, são todas com o mesmo número”, afirmou.

O relatório vai, ainda, apresentar problemas técnicos encontrados nas urnas de 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015 pelo Instituto Voto Legal (IVL), responsável pelo estudo. Conforme o texto preliminar da auditoria, as versões anteriores, as das urnas de 2020, apresentam logs inválidos em testes. ”Apresentam valor espúrio, no lugar do valor correto do código de identificação, tornando impossível vincular arquivo log de urna com a respectiva urna física”, ou seja, impossibilitando a transparência na apuração dos votos.

A ação do PL, não pedirá anulação das eleições, apenas que às urnas apontadas sejam retiradas da totalização dos votos do segundo turno. Caso o pedido seja acatado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) teria maioria dos votos.

Parlamentares consultados pela reportagem, acreditam em uma reação negativa do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE. Para os políticos, Moraes deve arquivar o requerimento, sem, ao menos, apresentar contestação. A postura intransigente do togado deve agravar a crise política no Brasil.

Fonte:OpniaoES