Polícia Militar do ES é homenageada em sessão pelos seus 189 anos
Para agradecer e prestigiar os serviços da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realizou sessão solene em comemoração aos 189 anos da corporação. Realizada no Plenário Dirceu Cardoso na quarta-feira (9), a solenidade foi presidida por Capitão Assumção (PL), integrante da PMES desde 1983.
“A principal homenagem é para o povo capixaba, […] porque ele é privilegiado de ter policiais de uma qualidade invejável como vocês, que prestam o serviço digno de um dos melhores salários da União”, disse o proponente Assumção.
Em seu discurso, o parlamentar revelou que há muito tempo sonha com um salário digno para os militares, responsáveis por garantir a segurança pública. Na oportunidade também recordou que sem os profissionais a democracia fica comprometida.
O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (Podemos), enalteceu o desempenho dos policiais. Também citou o assassinato do soldado Bruno Mayer Ferrani – morto em outubro de 2022, enquanto realizava uma operação no município de Cariacica – para exemplificar que a jornada de trabalho policial não é comum. “Saem para trabalhar em uma escala, são os heróis da resistência, e não sabem se verdadeiramente vão voltar para casa, mas sabem que estão saindo de casa para cumprir com o seu dever”, concluiu o presidente.
Além dos citados, integraram a mesa de trabalho os deputados Coronel Weliton (PRD) e Lucas Polese (PL); o diretor de Segurança Legislativa da Ales, major Resende; o vereador do município da Serra, Igor Elson (PL); o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da PMES, Neucimar Rodrigues Amorim; o pastor Dinho, do município da Serra; e o diretor de Saúde do Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo (HPM), coronel Welington Barbosa Pessanha.
Condecorações
Ao todo, 29 profissionais foram homenageados com a Medalha Alferes Tiradentes, destinada a premiar policiais e bombeiros militares por valiosos serviços prestados à sociedade capixaba.
A sargento Manuela do Amaral Pinheiro, ingressante da Polícia Militar em 2004 e primeira mulher a ficar em 1º lugar no curso de Aperfeiçoamento de Sargento da PMES, discursou em nome dos homenageados da noite.
“Os sonhos estão aí para serem realizados. E eu tenho certeza que meus colegas que estão aqui ainda têm muitos sonhos a galgar. Sonhamos em estar aqui, sonhamos em sermos policiais. […] Estar aqui hoje como mulher representando os meus colegas é um privilégio […]. A gente só consegue realizar nossos sonhos se a gente tiver segurança, segurança jurídica, segurança de saúde, segurança. E esse é o nosso papel enquanto Polícia Militar”.
Homenageados
Tenente-coronel Sandro Roberto Campos
Coronel Glariston Fonseca Nascimento
Major Jefferson Pinheiro do Amaral
Major Isaac Rubim Garcia
Major Ubirajara Egg De Resende
Major Daniel Madeira Quintella
Capitão José Soares Rezende
Capitão Flaviana Grolla
1° Tenente Maria Aparecida Ferreira Thompson
2° Tenente Fernando Saraiva Da Silva
1° Sargento Giovane José Damasceno
1º Sargento Harley Glaucio Barcelos de Moura
1º Sargento Manuela do Amaral Pinheiro
2ª Sargento Octacílio de Souza Bertuloso Netto
2º Sargento Oilluarb Ribeiro Louzada
3º Sargento Janaina de Almeida Ribeiro
3º Sargento William Marques
3º Sargento Daives dos Reis Madeira
Cabo Mylena Calmon Lopes
Cabo Marcos Rodrigues de Oliveira
Cabo Wilson Fairich Ferreira
Cabo Renato de Melo Rodrigues
Cabo Tiago Carrara
Cabo Rogério Machado
Cabo Jhonatan Borghi
Soldado Paulo Vinícius Barbosa
Soldado Alex Rangel de Azevedo
Soldado Carla Meireles Marques
Soldado Roney Santos Moreira Dias
Fonte: Assembleia Legislativa
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular.