Gandini quer que Estado entre no mercado de transportes por aplicativo

Gandini quer que Estado entre no mercado de transportes por aplicativo

Uma alternativa aos preços praticados pelas empresas de transporte por aplicativo, com a entrada do governo no mercado, como mediador e concorrente. É o que o deputado Gandini (Cidadania) enxerga como mais uma medida para melhorar o transporte de passageiros no Espírito Santo. O parlamentar abordou o tema em seu pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira (15).

“Nós temos um avanço tecnológico muito grande que permitiu aplicativos a virem ocupar um espaço importante dentro da questão do transporte urbano. Nós estamos vendo pessoas sendo exploradas por alguns aplicativos de transporte público. As tarifas chegam a 40% (percentual do valor da viagem destinado à operadora do serviço). Os aplicativos funcionam de uma forma que, na hora do dinâmico, que mais pessoas precisam, eles mudam o preço pra ganhar em cima”, alertou o parlamentar.

“O governo de São Paulo criou agora, para fazer uma intervenção pontual, um aplicativo onde ele fixa um valor de ganho para a pessoa que está fazendo o transporte e fixa um valor de administração, pra entrar no mercado e mediar uma situação que está abusiva”, pontuou.

“Como o controle (das empresas) é internacional, nem é no Brasil que funciona esse controle, o dinheiro inclusive vai saindo do nosso país. Como o controle é internacional, até ditar regras temos dificuldade, eles entram simplesmente”, complementou.

A falta de regulamentação por parte das empresas também preocupa o deputado. “Por exemplo, hoje eu vi um caso em que implantaram o mototáxi através do aplicativo. Não sou contra implantar, mas precisamos regulamentar. O pior dos mundos é não ter um mínimo de regulamentação para dar segurança às pessoas”, cobrou Gandini.

“Eu acredito que a tecnologia deve vir para somar e não para retirar das pessoas. Sabemos, claro, a pessoa que investiu nessa tecnologia, que inventou essa tecnologia, ela tem direito de ganhar dinheiro pela sua invenção, não tenho dúvida disso. Mas nós precisamos mediar, o governo precisa mediar, ele não pode deixar que isso fique abusivo”, frisou.

A principal queixa do parlamentar é sobre as tarifas abusivas cobradas nos horários de maior fluxo no trânsito. “Hoje o motorista do aplicativo tem uma taxa maior quando tem mais movimento e o usuário também tem que pagar mais quando ele mais precisa, quando tem mais demanda”, lamentou.

“Eu acredito que o governo precisa fazer uma mediação, e aí, inteligentemente, o governo de São Paulo criou esse aplicativo em que ele entra como mediador e como concorrente desses outros aplicativos pra criar uma situação de mercado mais equilibrada, que eu acho que é a função do governo, principalmente quando se trata de saúde, educação, segurança e transporte público. Acho que o governo deve intervir claramente no processo mediador”, concluiu.

Dia Nacional dos Animais

Também na sessão ordinária, a deputada Janete de Sá (PSB) lamentou que, na semana que é comemorado o Dia Nacional dos Animais (14 de março), o Espírito Santo tenha registrado três ocorrências graves de maus-tratos. “Eu quero chamar a atenção aqui pra isso, porque em pleno Dia Nacional dos Animais, questões como essa não podem acontecer. Criminosos que maltratam animais precisam ser presos, e a prisão é de dois a cinco anos. Essa questão precisa ser levada a sério”, frisou.

“Felizmente nós conseguimos com muito trabalho convencer o governo a fazer um Plano de Controle do Bem-Estar Animal. Um projeto que eu apresentei aqui, que o governador já tem em mãos, que o secretário de Meio Ambiente também já tem e que em breve estará sendo implantado em todo o estado do Espírito Santo, por adesão dos municípios, com financiamento do Estado e com gerenciamento e fiscalização dos municípios”, finalizou.

Fonte: Ales.