Vigilância Sanitária do ES interdita cinema da Serra que não exigia passaporte de vacinação

Vigilância Sanitária do ES interdita cinema da Serra que não exigia passaporte de vacinação

Um cinema na Serra foi interditado durante uma fiscalização da Vigilância Sanitária Estadual, na terça-feira (21), por não estar exigindo dos clientes o passaporte de vacinação contra a covid-19, para acesso às salas de exibição. A exigência faz parte da Portaria N°210-R, que entrou em vigor no mês passado.

Segundo a determinação, a apresentação do comprovante do esquema vacinal primário completo (segundo dose ou dose única) é obrigatória para se ter acesso a locais onde há possibilidade de aglomeração, como cinemas, bares e restaurantes que têm pista de dança ou atrações musicais, além de boates, shows e cerimoniais.

Na segunda-feira (20), a equipe da Vigilância Sanitária Estadual já havia fiscalizado cinco estabelecimentos, sendo que três foram multados por não estarem cumprindo a determinação. Entretanto, após a autuação, a situação foi regularizada e eles passaram a exigir dos clientes o passaporte da vacina.

No dia seguinte, uma nova fiscalização foi feita em outros três cinemas da Grande Vitória. Dois deles foram autuados por irregularidades e, por isso, receberam o auto de infração e a determinação de iniciar imediatamente a verificação do comprovante vacinal. Segundo a Sesa, a determinação foi seguida.

No entanto, o outro cinema fiscalizado foi interditado, já que, de acordo com a Secretaria da Saúde, não estava exigindo o comprovante de vacinação contra a covid-19 e também não se propôs a iniciar a determinação.

“Essa ação percorreu todos os cinemas aqui dos cinco municípios da Grande Vitória. Nós tínhamos estabelecimentos que estavam totalmente regulares, estavam exigindo a apresentação desse documento; outros que não exigiam, mas foram notificados e deram imediato cumprimento a essa notificação; e, infelizmente, um estabelecimento não atendeu a essa recomendação e foi interditado”, disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Segundo explicou o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, em um post nas redes sociais, as multas aplicáveis aos estabelecimentos que descumprirem a determinação da portaria é de R$ 5.110,00, mas podem passar de R$ 100 mil, dependendo da gravidade da infração.

Por meio de nota, a Sesa ressaltou que as vistorias continuarão sendo feitas, em locais determinados na portaria, e que as recomendações também foram passadas aos gestores municipais para que estabeleçam a estratégia de fiscalização.

O objetivo, segundo a secretaria, é induzir a vacinação contra a covid-19 e garantir que as pessoas que vão às atividades coletivas tenham um ambiente com todos vacinados, com esquema completo.

Reprodução Folha Vitória